NASA enviará novo satélite para procurar planetas semelhantes à Terra

Por Redação | 29 de Julho de 2016 às 15h50

Esta semana, a NASA revelou seus planos de enviar um novo satélite para encontrar planetas semelhantes a Terra. Chamado de Transiting Exoplanet Survey Satellite. ou TESS, o veículo espacial está programado para identificar planetas com massa similar a da Terra. Para isso, ele observará estrelas e utilizará o método de trânsito.

Quando um planeta passa em frente, ou transita, sua estrela-mãe, ele bloqueia parte da luz da estrela. O TESS irá procurar por estes indicadores de brilho, que podem revelar a presença de planetas e fornecerem informações adicionais sobre corpos celestes. O tempo que o planeta demora para orbitar sua estrela também será observado pelo satélite. Com as informações, a NASA espera conseguir descobrir se um determinado planeta pode ser habitável.

Leia também: Nova missão da NASA se prepara para chegar ao cometa Bennu

Os cientistas esperam que o TESS observe pelo menos 200 mil estrelas durante os dois anos de sua missão espacial, resultando na descoberta de milhares de novos exoplanetas. "Embora o TESS foi projetado para ser capaz de detectar planetas em trânsito na frente de estrelas, as suas características fornecem potencial para muito mais do que apenas exoplanetas", Padi Boyd, diretora de pesquisa da NASA. Segundo Boyd, o TESS poderá identificar pares binários de estrelas, supernovas galáxias, buracos negros, entre outros elementos espaciais.

Em nota em seu site, a NASA afirmou que os pesquisadores estão animados com o potencial de descoberta do TESS. O satélite está programado para decolar no espaço em 2017 ou 2018. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site tess.gsfc.nasa.gov.

Via NASA