NASA anuncia a construção de seu primeiro avião totalmente elétrico

Por Redação | 17.06.2016 às 20:59

No ano passado, a NASA anunciou a sua intenção de inovar a indústria da aviação aderindo à tecnologia de aviões totalmente elétricos. Na ocasião, a ideia era de que voos comerciais neste tipo de aeronave pudessem ser iniciados dentro de 20 anos.

Em um pequeno passo em direção a esse objetivo, a agência espacial acaba de revelar planos para o X-57, com a primeira divulgação de um avião elétrico da famosa série X-plane. A aeronave, apelidada como "Maxwell", demonstra ideias fundamentais de engenharia que poderiam ser incorporadas nos mais ambiciosos protótipos livres de carbono do futuro.

A principal entre as inovações do X-57 é seu sistema de propulsão, que consiste em catorze motores elétricos posicionados nas asas da aeronave. A ideia é que os motores sejam alimentados por baterias que podem ser carregadas no chão usando células solares, seguindo os recentes investimentos tecnológicos de outros veículos elétricos.

Enquanto todos os motores deverão ser utilizados durante a decolagem e pouso, apenas dois dos motores (os principais) serão necessários para manter o avião nas altitudes adequadas. A expectativa é que através da distribuição de energia elétrica em toda a asa, o avião reduza a energia necessária para todo o trajeto.

De acordo com a agência espacial, o X-57 será construído a partir da modificação de uma aeronave bimotor de design italiano, a Tecnam P2006T. Caso a iniciativa ganhe boas repercussões, possivelmente o "Maxwell" marcará o início de grandes mudanças na indústria aeronáutica: aviões mais silenciosos, mais baratos e livres de poluentes.

Fonte: GeekWire