Na Terra, NASA construirá protótipos em tamanho real de habitações espaciais

Por Redação | 12 de Agosto de 2016 às 09h31

Na década de 1970, a NASA imaginava que em um futuro próximo a humanidade já poderia viver em colônias espaciais espalhadas pelo cosmos, e chegou até mesmo a contratar artistas para que ilustrassem suas ideias. Agora, mais realista, a agência espacial dos Estados Unidos construirá na Terra os protótipos em tamanho real de colônias espaciais desenvolvidas em parceria com seis empresas peso-pesado: Bigelow Aerospace, Boeing, Lockheed Martin, Orbital ATK, Sierra Nevada Corporation's Space Systems e NanoRacks.

Tudo isso porque a agência está começando a se preparar para realizar missões com destinos ainda mais além do que os atingidos atualmente, saindo do Sistema Solar rumo ao restante do universo. Por isso, desenvolver habitats para que o ser humano possa viver fora da Terra será essencial - e esses protótipos poderão, ainda, ser aproveitados na missão que levará o homem à Marte.

“A NASA está em uma ambiciosa expansão da exploração espacial humana, incluindo a missão Journey to Mars, e estamos usando inovação, habilidades e conhecimento tanto dos setores governamentais quanto dos privados”, revelou Jason Crusan, diretor do Advanced Exploration Systems, da NASA. “As próximas capacidades de exploração humana precisarão ir além do foguete SLS e da cápsula Orion para uma habitação de longa duração no espaço. Estamos focando agora em questões específicas sobre colônias espaciais em que humanos poderão viver e trabalhar independentemente por meses ou anos seguidos, sem a necessidade de receber suprimentos da Terra”, explicou.

As seis companhias selecionadas para apresentar seus projetos de habitação espacial terão 24 meses para desenvolver protótipos em tamanho real, bem como conduzir os estudos necessários para viabilizar o projeto. Esses protótipos serão usados, em princípio, com três objetivos: realizar testes de sistemas integrados, realizar testes operacionais e humanos, e ajudar a definir as funcionalidades gerais do sistema. Enquanto isso, as empresas definirão questões adicionais como design, interfaces e requisitos enquanto reduzem os riscos para os sistemas de voo finais em que trabalharão após essa fase.

Confira as representações artísticas dos protótipos que serão desenvolvidos por cada companhia:

habitação espacial NASA

Projeto da colônia espacial elaborado pela Boeing (Reprodução: NASA)

habitação espacial NASA

Esta seria uma habitação espacial de acordo com o projeto da Lockheed Martin (Reprodução: NASA)

habitação espacial NASA

Aqui vemos a habitação projetada pela Orbital ATK (Reprodução: NASA)

habitação espacial NASA

Este é o projeto de habitação espacial da Sierra Nevada Corporation's Space Systems (Reprodução: NASA)

habitação espacial NASA

E aqui vemos como seria a habitação espacial construída pela NanoRacks (Reprodução: NASA)

Fonte: NASA (1) e (2)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.