Missão ExoMars: sonda Schiaparelli inicia descida de 3 dias até Marte

Por Redação | 17 de Outubro de 2016 às 09h43

A missão de exploração de Marte, ExoMars, cumpriu mais uma etapa de seu cronograma com sucesso. A sonda europeia Schiaparelli separou-se no domingo, 16, do TGO (Trace Gas Orbiter), seu componente principal, iniciando a sua descida para Marte, com previsão de entrar em órbita no Planeta Vermelho nesta quarta-feira, 19. Os componentes viajaram juntos pelo Espaço durante sete meses.

A separação dos dois módulos foi acompanhada pelo Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt, na Alemanha, e os cientistas garantiram que os dois componentes estão em perfeito estado e prontos para completarem a sua missão.

Agora, a sonda Schiaparelli se dirige para Marte em modo de hibernação para reduzir seu consumo de eletricidade, que será ativado poucas horas antes de entrar na atmosfera, a uma altitude de 122,5 quilômetros e uma velocidade de aproximadamente 21 mil km/h.

A ExoMars é uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Russa (Roscosmos) para descobrir mais segredos de Marte. O projeto tem duas missões: a primeira foi o lançamento da sonda ExoMars em 14 de março e a segunda será a aterrissagem de um rover em 2021.

O custo das duas missões é de aproximadamente 1,3 bilhões de euros, mas a ESA necessita de mais recursos, que serão solicitados na próxima conferência ministerial, a ser realizada em dezembro na Suíça.

Fonte: Sapotek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.