Microsoft lança app Windows 1.11 para celebrar a volta de Stranger Things

Por Rafael Arbulu | 09 de Julho de 2019 às 16h00
(Imagem: Divulgação/Microsoft)
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Em 1 de julho, o Canaltech publicou nota sobre um teaser da Microsoft, relacionado ao Windows 1.0, a primeira versão do sistema operacional desenvolvido pela companhia criada por Bill Gates. Diversas teorias tentavam adivinhar do que se tratava a ação, e acontece que uma delas acertou: trata-se de uma comemoração ao retorno da série Stranger Things, da Netflix, cuja terceira temporada estreou na plataforma de streaming em 4 de julho.

Estamos falando de um aplicativo que leva o usuário de volta ao verão norteamericano de 1985, quando acontece a trama da nova temporada da série. O app reproduz primeiras versões de aplicativos icônicos, como o Paint; além de softwares falecidos, como o MS Write e a primeira versão do prompt de comando (MS-DOS). Há diversos bugs intencionais, que servem como simbolismo tanto para as versões primárias do sistema operacional, como para o Mundo Invertido, um universo paralelo por onde a série transita de tempos em tempos.

Entusiastas de Stranger Things, porém, são o público-alvo aqui, pois há um aspecto de gamificação do app, contextualizado pela Microsoft por meio da busca de easter eggs relacionados à produção da Netflix.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tudo isso para amarrar a empresa e a série com uma leva de produtos a serem comercializados pela Microsoft Store, tais como camisetas e até um gabinete arcade retrô com o logotipo antigo da Microsoft. O destaque, porém, fica para ações conjuntas onde fãs poderão visitar lojas físicas da empresa de software nos Estados Unidos para participar de desafios relacionados à programação e codificação tecnológica.

Apesar de todo o saudosismo retrô, o Windows 1 não foi lançado em 1985 e não há um personagem em Stranger Things que tenha sido visto usando um PC nesta temporada.

As informações completas da ação conjunta foram publicadas em um site específico de Stranger Things criado pela Microsoft. Ah, e claro, você pode baixar o app do Windows 1.11 na Microsoft Store.

Fonte: Experience 1985

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.