Meteorito explode no céu do Chipre e assusta moradores

Por Redação | 10 de Setembro de 2016 às 13h19

Na última sexta-feira (09), oficiais do Chipre foram surpreendidos com relatos de moradores do país mediterrâneo a respeito da aparição de um possível meteorito no céu. O acontecimento teria causado uma explosão de luzes brilhantes e muito barulho.

De acordo com a polícia local, várias testemunhas afirmaram ter visto um objeto brilhante voando sobre os Montes Troodos, onde fica o ponto mais alto da ilha, o Monte Olimpo. As pessoas relataram a aparição de luzes verdes e brancas por volta da 1h da manhã e, logo em seguida, uma forte explosão e um tremor de terra aconteceram.

Apesar de tudo, Iordanis Demetriade, porta-voz do Departamento de Geologia do Chipre, disse que não foi encontrada nenhuma evidência de que um objeto impactou a Terra ontem. Iordanis disse ainda que, se os relatos forem verdadeiros, é provável que o meteorito tenha explodido ainda no céu.

Vídeo de uma câmera de segurança do Chipre mostra reflexo de uma forte luz em um carro estacionado

Estranho, pero no mucho

Apesar de ainda não termos certeza de que um meteorito atingiu a Terra na última sexta-feira, incidentes deste tipo não são tão incomuns como muitas pessoas pensam. Dados da NASA apontam que mais de 13.500 rochas espaciais, incluindo cometas e asteroides de diversas formas e tamanhos, foram detectados em trânsito na órbita do nosso planeta. Cerca de 30 destes objetos realmente conseguem chegar até aqui a cada ano e acabam pegando fogo na atmosfera.

Um caso do tipo já aconteceu aqui mesmo no Brasil. Em meados de fevereiro deste ano, a NASA informou que uma rocha espacial com cerca de 5 a 7 metros de largura caiu na costa do nosso país. Este foi considerado o maior meteoro já visto desde o que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk.

A rocha já havia entrado há 3 anos na atmosfera da Terra e caiu sobre o oceano Atlântico. Apesar de ser considerado um evento significativo, os especialistas acreditam que essas quedas no mar não produzem os mesmos danos de impactos terrestres.

Os astrônomos que tentam tranquilizar a população dizem que eventos desta magnitude não causam grande preocupação. No entanto, talvez se algo do tipo tivesse acontecido sobre uma área povoada e abalado algumas janelas por aí, provavelmente as pessoas estariam aterrorizadas.

Fonte: Tech Times

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.