Medir o QI com apenas uma pergunta? O fundador do Google sabe como

Por Redação | 05 de Julho de 2016 às 22h47

Avaliar a inteligência de uma pessoa faz parte do cotidiano de muitos, seja no setor de Recursos Humanos de uma empresa, seja durante conversas informais. Para facilitar este processo, diversos cientistas e pesquisadores vêm desenvolvendo métodos de avaliação, como o teste de QI.

Para quem não sabe, o teste tem a capacidade de demonstrar o Quociente de Inteligência geral, que entre outras especificidades, está associado à capacidade de comunicação verbal e de execução de determinadas tarefas. Apesar de não avaliar criatividade, inteligência emocional e habilidades sociais, o teste de QI é uma boa ferramenta para se ter dimensão sobre a inteligência geral de alguém.

Entre todas as possibilidades, um dos principais testes utilizados ao redor do mundo é o WAIS (Wechsler Adult Intelligence Scale), que através de uma bateria de subtestes é capaz de determinar as capacidades humanas a partir de diferentes aspectos. Para além da medição de concentração aritmética e percepção, o WAIS avalia o "vocabulário" de quem está sendo testado, definido como o "grau em que uma pessoa aprendeu e consegue compreender e se expressar com palavras".

Pensando em reunir fatores básicos para a avaliação da inteligência geral, alguns especialistas resumem a possibilidade de resultado a partir de uma única questão: “Você poderia me explicar, em 5 minutos, algo complicado e que você conheça bem?”.

Apesar de parecer simples, a pergunta obriga que o entrevistado discorra com detalhes sobre um assunto complexo de sua preferência. Dessa forma, por conta da amplitude da questão, é possível conhecer os gostos, suas habilidades de organização e expressão, raciocínio e inteligência emocional. Mas por que falar sobre isso? Porque um dos maiores executivos da tecnologia está utilizando este método de avaliação.

Sergey Brin, um dos fundadores do Google, não só gosta desta pergunta como a utiliza em suas entrevistas de emprego. Já imaginou ser avaliado em uma gigante como o Google e ter que responder a essa questão? Sobre o que você falaria?

Via Quora

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.