Publicidade

Matrix 4 | Como filme mostrará Neo e Trinity juntos depois de Revolutions?

Por| 22 de Maio de 2020 às 20h00

Link copiado!

Warner Bros.
Warner Bros.

Em agosto de 2019, o presidente da Warner Bros Pictures, Toby Emmerich, afirmou à Variety que The Matrix entraria para a roda dos revivals hollywoodianos e ganharia um quarto capítulo. À revista norte-americana, ele também confirmou que a história não seria nenhum reboot ou spin-off, e sim uma sequência direta com o elenco original, com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss retornando aos papéis de Neo Anderson e Trinity.

Além do elenco original, Lana Wachowski retorna para dirigir e assinar o roteiro da nova produção. Sua irmã, Lilly Wachowski, que também dirigiu e escreveu os três primeiros filmes, não foi citada no projeto, nem Laurence Fishburne, o eterno Morpheus. O ator Hugo Weaving, que vivia o vilão Agente Smith, tentou conciliar as datas das filmagens com outros projetos, mas não conseguiu, ficando de fora do elenco do novo longa.

Até o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, as gravações de The Matrix 4 já tinham sido iniciadas e, apesar de nem o nome oficial nem a trama terem sido revelados, algumas imagens dos sets de gravação em São Francisco, na Califórnia, mostraram os personagens de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss juntos. Isso chamou a atenção dos fãs, principalmente se considerarmos tudo o que aconteceu com ambos em The Matrix: Revolutions.

Continua após a publicidade

A partir daqui, o texto contém spoilers. Leia por sua conta e risco.

Quem assistiu aos três filmes, sabe que Trinity (Carrie-Anne Moss) morre duas vezes na história. Em The Matrix: Reloaded, Neo sonha com a morte de sua amada desde o início do filme, mas, ao final, consegue ressuscitá-la enquanto os dois estão na Matrix. Já em Revolutions, a personagem acaba fatalmente ferida com a má aterrissagem da nave Logos na Cidade das Máquinas e Neo não consegue salvá-la.

Após ter nada a perder (considerando a morte de Trinity), Neo se oferece ao Deus Ex-Machina para entrar na Matrix e destruir o plano do Agente Smith. A batalha, a princípio, dá toda a vantagem para o inimigo, até que Neo permite-se infectar e tornar-se um clone de Smith para, assim, se sacrificar.

O final do filme deixa implícita a morte de Neo, cuja última cena da trilogia mostra ele desacordado na cidade das máquinas, enquanto Zion festeja não só o final da guerra como também a vitória dos humanos.

Continua após a publicidade

Com Neo e Trinity mortos, como será a história de Matrix 4?

Enquanto The Matrix 4 não chega, teorias não param de pipocar na internet com o objetivo de tentar adivinhar como ele ressuscitará ambos personagens. Então, para tentar entender, vamos começar com uma análise da cena final de toda a trilogia. Mostrando o encontro entre o Arquiteto e o Oráculo, após o fim da guerra e a Matrix ser totalmente reinicializada.

Há muita coisa importante a se apontar nessa cena. Uma delas é o questionamento que o Arquiteto faz: "até quando você acha que essa paz irá durar?", e o Oráculo, por sua vez, prevê: "o quanto ela conseguir". Então, Sati, uma criação feita sob segredo das máquinas, pergunta: "será que algum dia o veremos de novo?" referindo-se a Neo. O Oráculo finalmente responde: "eu suspeito que sim, um dia".

Ambos diálogos podem ter aberto a possibilidade que, no futuro, o Escolhido pode ser necessário de novo, já que, ao que tudo indica, a paz causada pelo fim da guerra seja finita.

Continua após a publicidade

Algumas teorias conspiram que Neo tenha voltado possivelmente para ser mentor de algum novo Escolhido, assim como Morpheus foi para ele. Isso inclusive justifica o breve rumor de Michael B. Jordan como um novo protagonista da sequência, que foi desmentido logo depois.

Outra teoria conta que o Oráculo teria ressuscitado Trinity e Neo para essa nova guerra. Mas como explicar os 20 anos que Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss envelheceram desde o fim da franquia? De qualquer forma, essa teoria foi brevemente descartada após as imagens do ator surgirem na internet gravando o filme. Nos vídeos, Keanu aparece de barba e com o cabelo mais comprido, um visual bem semelhante ao de seu personagem na franquia John Wick.

Continua após a publicidade

Vale apontar também a mudança de figurino de Neo, uma vez que a trilogia The Matrix foi marcante também pelo estilo cyberpunk dos personagens.

Apesar de toda essa boataria, a teoria que parece fazer mais faz sentido é a que se apoia em uma cena de The Matrix: Reloaded, em que Neo conversa pela primeira vez com o Arquiteto.

No diálogo, o Arquiteto revela a Neo que ele é "a eventualidade de uma anomalia", ou seja, o Neo que conhecemos não é a primeira versão, mas sim a sexta (isso fica bem claro quando vemos a quantidade de telas e a variedade do mesmo personagem mostrada na cena). Ou seja, uma vez que o Arquiteto controla tudo o que acontece na Matrix, não seria impossível criar mais uma versão do Neo, uma vez que ele é apenas um clone geneticamente modificado e sem memória de suas versões anteriores.

Mesmo com a Matrix sendo reiniciada no fim de The Matrix: Revolutions, criar um novo Neo Anderson não é nenhum desafio para as máquinas. Elas têm acesso ao seu código genético, o que leva a entender que criar uma nova versão de Trinity, também não seja um problema.

Continua após a publicidade

Com isso, podemos acreditar que, com a memória totalmente nova, Neo e Trinity não terão consciência da guerra e de sua importância nos três filmes anteriores. Além disso, ambos personagens seriam criados diretamente dentro da Matrix e não "naturalmente", o que abre um leque gigante de possibilidades para o enredo da sequência: a Resistência terá de carregar as memórias do cérebro antigo de Neo em seu novo corpo para ele lembrar que foi o Escolhido e o grande salvador de Zion durante a guerra?

Essa teoria também se sustenta no fato de que as filmagens do novo filme estejam sendo feitas em São Francisco e, como citado anteriormente, o visual dos personagens é mais mundano ao visual cyberpunk que estamos acostumados a ver nos outros filmes.

The Matrix 4 dará margem para uma série de ocasiões envolvendo ciência, futurismo, inteligência artificial, morte e até vida eterna. Ambicioso, exatamente como a franquia nos acostumou, coisa que até Keanu Reeves comentou ao ler o roteiro.

Como já dissemos, as gravações de The Matrix 4 já foram iniciadas, porém estão paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus e devem retomar apenas em julho, afetando diretamente na data de lançamento nos cinemas.

Continua após a publicidade

Enquanto ele não chega, aproveite para maratonar a trilogia! O primeiro capítulo The Matrix está disponível no serviço de streaming do Telecine, enquanto a continuação The Matrix: Reloaded pode ser alugada no Google Play ou no iTunes. Por fim, The Matrix: Revolutions está disponível no catálogo do HBO GO.

Fonte: Inverse, Nerdist, Matrix Wiki, Omelete