Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mark Hamill fez participações especial em Mandaloriano e outros filmes Star Wars

Por| 23 de Junho de 2020 às 09h18

Link copiado!

luke em os últimos jedi
luke em os últimos jedi

Mark Hamill é o nosso eterno Luke Skywalker, mas não apenas ele. Em uma publicação recente em sua conta pessoal no Twitter, o ator revelou ter feito uma participação especial em O Mandaloriano, série exclusiva do serviço de streaming Disney+, bem como papéis múltiplos em todos os longas da nova era de Star Wars, com sua voz sendo ouvida em outros personagens além do próprio mestre Jedi que foi um dos pontos centrais da trama da trilogia mais recente.

Como o próprio Hamill afirma, a ideia é que ele está em todos os filmes de Star Wars já produzidos, com exceção da Nova Trilogia, lançada entre 1999 e 2005. Em O Mandaloriano, por exemplo, ele interpreta o robô EV-9D9, que aparece na saga desde os tempos de O Retorno de Jedi. No seriado, o androide aparece atendendo clientes na cantina de Mos Eisley, onde interage rapidamente com o protagonista Din Djarin (Pedro Pascal).

Continua após a publicidade

O papel não foi creditado, assim como as outras participações do ator nos longas mais recentes. Ele não revelou quais são, mas deu uma dica que revelou, pelo menos, uma: Hamill foi a voz do alienígena Boolio em Star Wars Episódio IX: A Ascenção Skywalker — você deve se lembrar dele como o responsável por passar informações a Finn (John Boyega) logo no começo do filme; mais tarde, ele é morto como traidor por Kylo Ren (Adam Driver).

A descoberta aconteceu depois de Hamill revelar o pseudônimo usado neste trabalho: Patrick Williams, às vezes citado ao contrário ou com pequenas variações, justamente como forma de manter os papéis em segredo. A comunidade Star Wars agora busca ativamente pela participação do ator de nome tão comum nos créditos dos outros longas recentes da série, já que o dublador afirmou ter participado não só da trilogia central como também dos spin-offs.

Uma pista, porém, parece ter dado em nada. Nos créditos de Rogue One, um ator chamado William Patrick é citado como o responsável por “vozes adicionais”, um termo que, em dublagem, é usado para creditar os atores que gravam burburinhos, gritos de cidadãos em pânico e outras participações não necessariamente envolvidas em diálogos. Hamill não confirmou nem negou ter participado do filme desta maneira, então a busca continua.

Continua após a publicidade

Caso você esteja estranhando a ideia de Hamill também atuar como dublador, é importante deixar claro que, em muitos aspectos, a carreira dele com esse tipo de atuação é tão sólida quanto a de ator, se não mais. Entre seus papéis mais conhecidos estão o Coringa em diferentes obras do Batman, desde os games da série Arkham até animações consagradas e o boneco Chucky no recente remake de Brinquedo Assassino. Além disso, ele acumula papéis em séries e desenhos como Scooby-Doo, Transformers, Garfield, Avatar e Johnny Bravo, apenas para citar alguns.

Fonte: Mark Hamill (Twitter)