Publicidade

Maria Gadú lança série exclusiva no YouTube sobre os povos da Amazônia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 12h45

Link copiado!

Maria Gadú/YouTube
Maria Gadú/YouTube

A cantora, compositora e agora ativista da causa indígena Maria Gadú lançou nesta segunda-feira (13) a série O Som do Rio. Exclusiva do YouTube, a produção tem como objetivo conscientizar e informar a sociedade brasileira sobre acontecimentos da Amazônia, como o desmatamento e a perseguição às comunidades indígenas, bem como ressaltar a rica cultura da região.

A série é composta por quatro episódios nos quais Gadú e convidados navegam por um barco nas águas do Rio Tapajós, no Pará. O espectador pode esperar por uma jornada de transformação, conhecimento e música pelas comunidades ribeirinhas. O trabalho é fruto da parceria entre a Maria Farinha Filmes, a ativista indígena Val Munduruku e a cantora.

Continua após a publicidade

Em quatro episódios dirigidos por Carol Quintanilha, personalidades como Thelma Assis (médica, apresentadora e influenciadora digital), Vítor diCastro (ator e influenciador digital) e Lenine (cantor e compositor) deixam a vida na cidade para embarcar nessa jornada de conexão com a floresta. O apresentador e youtuber Felipe Castanhari é o responsável por parte da narração e por revelar histórias da região.

Já no primeiro episódio, o espectador é convidado a conhecer as Suraras do Tapajós, coletivo de mulheres indígenas que apresentam os assuntos mais urgentes da região, como a grilagem de terras e o assassinato de líderes locais. Aguerridas, mas sem deixar de lado a feminilidade, mostram um pouco de sua cultura — que é mostrado como parte da herança histórica do Brasil — em lindos rituais.

YouTube aposta em conteúdo exclusivo

O Som do Rio é parte dos esforços do YouTube para atrair o público e ajudar as pessoas a envolverem com assuntos ambientais, como a preservação da Amazônia, tema muito em alta nos últimos anos. A plataforma diz ter feito uma doação de R$ 230 mil para o Centro de Empreendedorismo da Amazônia para projetos de desenvolvimento econômico sustentável para auxiliar na luta contra impactos ambientais na região.

Continua após a publicidade

A cantora Maria Gadú compôs uma canção inédita ao longo dessa jornada, inspirada pelos sons da natureza. A experiência sonora foi captada em Dolby Atmos, tecnologia imersiva de áudio que proporciona uma experiência realista e imersiva. Nem é preciso dizer que você pode ter uma experiência melhor se curtir a série com fones de ouvido de qualidade.

Diferentemente de outras iniciativas anteriores, esta não é uma série patrocinada pelo YouTube. A parceria com Gadú foi apenas para impulsionar a divulgação e incentivar mais pessoas a assistir tudo diretamente pelo site.

Como assistir à serie O Som do Rio online?

Continua após a publicidade

O pré-lançamento ocorreu ontem (13), em evento fechado exclusivo para a imprensa e convidados em São Paulo. Na ocasião, os produtores e as estrelas bateram um papo sobre as descobertas, os desafios da região e, principalmente, o rico conteúdo que resultou em O Som do Rio.

Para Gadú, essa é a oportunidade de mostrar um Brasil pouco conhecido para a maioria dos brasileiros, principalmente no atual momento. "A série chega em um momento difícil, no qual temos um jornalista e uma liderança indígena desaparecidos na Região Norte. É uma forma de usarmos a arte para contar, para alertar o povo, sobre a trágica história", explicou.

A estreia oficial ocorrerá nesta terça-feira (14), no canal oficial da Maria Gadú no YouTube. O acesso é gratuito e liberado para todos que quiserem curtir essa aventura inspiradora pela maior floresta tropical do mundo.