Maria Gadú lança série exclusiva no YouTube sobre os povos da Amazônia

Maria Gadú lança série exclusiva no YouTube sobre os povos da Amazônia

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 12h45
Maria Gadú/YouTube

A cantora, compositora e agora ativista da causa indígena Maria Gadú lançou nesta segunda-feira (13) a série O Som do Rio. Exclusiva do YouTube, a produção tem como objetivo conscientizar e informar a sociedade brasileira sobre acontecimentos da Amazônia, como o desmatamento e a perseguição às comunidades indígenas, bem como ressaltar a rica cultura da região.

A série é composta por quatro episódios nos quais Gadú e convidados navegam por um barco nas águas do Rio Tapajós, no Pará. O espectador pode esperar por uma jornada de transformação, conhecimento e música pelas comunidades ribeirinhas. O trabalho é fruto da parceria entre a Maria Farinha Filmes, a ativista indígena Val Munduruku e a cantora.

Em quatro episódios dirigidos por Carol Quintanilha, personalidades como Thelma Assis (médica, apresentadora e influenciadora digital), Vítor diCastro (ator e influenciador digital) e Lenine (cantor e compositor) deixam a vida na cidade para embarcar nessa jornada de conexão com a floresta. O apresentador e youtuber Felipe Castanhari é o responsável por parte da narração e por revelar histórias da região.

Já no primeiro episódio, o espectador é convidado a conhecer as Suraras do Tapajós, coletivo de mulheres indígenas que apresentam os assuntos mais urgentes da região, como a grilagem de terras e o assassinato de líderes locais. Aguerridas, mas sem deixar de lado a feminilidade, mostram um pouco de sua cultura — que é mostrado como parte da herança histórica do Brasil — em lindos rituais.

YouTube aposta em conteúdo exclusivo

O Som do Rio é parte dos esforços do YouTube para atrair o público e ajudar as pessoas a envolverem com assuntos ambientais, como a preservação da Amazônia, tema muito em alta nos últimos anos. A plataforma diz ter feito uma doação de R$ 230 mil para o Centro de Empreendedorismo da Amazônia para projetos de desenvolvimento econômico sustentável para auxiliar na luta contra impactos ambientais na região.

Gadú e convidados embarcam por uma jornada no Rio Tapajós em busca de histórias sobre a Amazônia (Imagem: Maria Gadú/YouTube)

A cantora Maria Gadú compôs uma canção inédita ao longo dessa jornada, inspirada pelos sons da natureza. A experiência sonora foi captada em Dolby Atmos, tecnologia imersiva de áudio que proporciona uma experiência realista e imersiva. Nem é preciso dizer que você pode ter uma experiência melhor se curtir a série com fones de ouvido de qualidade.

Diferentemente de outras iniciativas anteriores, esta não é uma série patrocinada pelo YouTube. A parceria com Gadú foi apenas para impulsionar a divulgação e incentivar mais pessoas a assistir tudo diretamente pelo site.

Como assistir à serie O Som do Rio online?

O pré-lançamento ocorreu ontem (13), em evento fechado exclusivo para a imprensa e convidados em São Paulo. Na ocasião, os produtores e as estrelas bateram um papo sobre as descobertas, os desafios da região e, principalmente, o rico conteúdo que resultou em O Som do Rio.

Para Gadú, essa é a oportunidade de mostrar um Brasil pouco conhecido para a maioria dos brasileiros, principalmente no atual momento. "A série chega em um momento difícil, no qual temos um jornalista e uma liderança indígena desaparecidos na Região Norte. É uma forma de usarmos a arte para contar, para alertar o povo, sobre a trágica história", explicou.

A estreia oficial ocorrerá nesta terça-feira (14), no canal oficial da Maria Gadú no YouTube. O acesso é gratuito e liberado para todos que quiserem curtir essa aventura inspiradora pela maior floresta tropical do mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.