Luva-sonar permite encontrar obstáculos em enchentes

Por Redação | 30 de Dezembro de 2015 às 17h10

Os japoneses construíram um sonar portátil usando uma impressora 3D, um Arduino e alguns sensores. Se você não está familiarizado com o termo, sonar é um tipo de dispositivo que detecta e localiza objetos submersos na água por meio das ondas sonoras que os alvos refletem ou produzem.

O dispositivo em formato de luva criado na Universidade de Tsukuba, Japão, surgiu com a finalidade específica de pesquisar águas em enchentes, uma vez que a região onde a instituição de ensino fica localizada é constantemente inundada por um rio que fica nas proximidades.

Os inventores Aisen Carolina Chacin e Takeshi Ozu chamam o dispositivo de IrukaTact – uma mistura entre a palavra "tátil" e a palavra japonesa para golfinho. À primeira vista, o gadget pode parecer simples tampas de plástico nos dedos, mas há muito mais coisa acontecendo dentro do dispositivo do que você imagina.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O IrukaTact usa uma combinação de pequenos jatos de água, um sensor de sonar MaxBotix MB7066 e um Arduino Pro Mini para criar um feedback tátil debaixo d'água. Se a mão do usuário estiver longe de um objeto sólido, os jatos vão exercer pouca pressão nos dedos; se ele estiver perto, os jatos serão liberados com mais pressão.

O sensor é capaz de encontrar objetos submersos a até 1,5 metro de distância. Isso não parece muito, mas é o suficiente para detectar mudanças de terreno e obstáculos na água escura – o tipo que você pode encontrar durante a execução de operações de resgate depois de uma enchente.

A equipe criou um kit "faça você mesmo" para que as pessoas possam construir suas próprias luvas e a ideia é que o dispositivo seja utilizado como ferramenta por grupos que atendem emergências e realizam resgates em inundações.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.