LucasFilm divulga nova cronologia de Star Wars, incluindo séries e animações

Por Felipe Demartini | 26 de Agosto de 2019 às 11h30
20th Century Fox/Disney/Divulgação

Desde a compra pela Disney, a linha do tempo da série Star Wars não é a mais complexa e cheia de elementos como no passado, com muito do Universo Expandido sendo varrido para baixo do tapete na medida em que novos produtos vão sendo anunciados. Mas durante a D23, conferência da companhia realizada anualmente e cheia de anúncios, a LucasFilm achou uma boa reforçar o cânone da saga espacial, principalmente agora que ela está prestes a receber novas produções originais.

A linha temporal continua dividida em três grandes períodos, capitaneados, claro, pelos filmes. A Era da República é composta pelos prequels A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e Vingança dos Sith juntamente com a série de animação Guerras Clônicas, que se passa entre os episódios II e III da franquia. Por enquanto, não há nenhuma adição ao período que relata a República Galáctica, a grande guerra e a ascensão do Império.

Solo: Uma História Star Wars é o primeiro filme da Era da Rebelião (que anteriormente, era conhecida como Era do Império). Ela também inclui Rogue One: Uma História Star Wars, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, nesta ordem. O foco, claro, é a batalha dos Rebeldes contra o autoritarismo de Palpatine e Darth Vader.

Aqui também entra o seriado de animação Star Wars: Rebels, que se passa antes mesmo de Rogue One, e recém-anunciada série protagonizada por Obi-Wan Kenobi. O show, que marca o retorno de Ewan McGregor ao personagem, se passa entre Solo e a animação, enquanto The Mandalorian, que estreia em novembro, acontece após o Episódio VI, servindo como uma ponte entre a Era da Rebelião e a seguinte.

Por fim, a Era da Resistência compreende os três filmes mais recentes de Star Wars, O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker. Dela também fazem parte a série de animação Star Wars: Resistance, do canal americano Disney XD, e a trama do parque de diversões Galaxy’s Edge.

Sim, o local também tem um enredo, que se passa entre Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker. Tudo acontece em Batuu, um novo planeta para onde Chewbacca levou a Millenium Falcon para reparos e se encontra com Hondo Ohnaka, originalmente da animação The Clone Wars. Eles trabalham juntos para a Resistência em missões de contrabando e entrega de suprimentos enquanto fogem dos ataques da Primeira Ordem e aguardam a cartada final dos mocinhos.

Estranhamente, a linha do tempo apresentada no D23 não inclui os eventos dos dois jogos publicados pela Electronic Arts, ambos, teoricamente, parte do cânone oficial. Battlefront II, de 2017, contava uma história anterior a Despertar da Força, enquanto Jedi Fallen Order, que chega em novembro, se situa após o Episódio III, em um período de caça aos membros da ordem.

Fonte: August (Twitter)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.