Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lexus diz ter criado skate voador do filme "De Volta para o Futuro 2"

Por| 25 de Junho de 2015 às 08h15

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Estamos na metade de 2015 e muita coisa da trilogia De Volta para o Futuro, mais especificamente do segundo filme, ainda não se concretizou. Um item em especial, que é sonho de consumo de centenas de fãs da série, é o skate voador usado por Marty McFly para fugir de bandidos. Na vida real, algumas empresas até que tentaram desenvolver o acessório, mas só agora ele supostamente se tornou realidade.

Falamos supostamente porque ainda não sabemos se se trata de uma pegadinha ou a amostra do conceito de uma tecnologia que sequer saiu do papel. Mesmo assim, fica difícil não acreditar em um vídeo publicado pela Lexus, fabricante de carros de luxo que pertence à Toyota, e que teria fabricado a tal prancha flutuante (no inglês, "hoverboard).

Batizado de SLIDE, o skate é exibido rapidamente em um vídeo de apenas 37 segundos com os dizeres "não existe tal coisa com o impossível, é apenas uma questão de descobrir como". O objeto usa levitação magnética para se movimentar sem tocar o chão, graças a um conjunto de ímãs baseados em um sistema de supercondutores, que por sua vez é resfriado por nitrogênio líquido - por isso é possível notar que o skate solta fumaça.

De acordo com o comunicado oficial e o site dedicado ao produto, o aparelho é feito de bambu natural e um material misterioso descrito pela Lexus como "high tech". Ele está em desenvolvimento há 18 meses por equipes de pesquisa da empresa na Alemanha e Inglaterra. Além disso, a companhia afirma que um skatista profissional está testando o dispositivo em Barcelona, na Espanha, mas não revelou onde exatamente estão acontecendo os experimentos.

Continua após a publicidade

"Na Lexus, nós e nossos parceiros somos desafiados constantemente a ultrapassar os limites do possível. Essa determinação, combinada com nossa paixão e experiência em design e inovação, levou-nos a desenvolver o projeto do Hoverboard. É o exemplo perfeito das coisas incríveis que podem ser conquistadas ao unir tecnologia, design e imaginação", escreveu Mark Templin, vice-presidente executivo da Lexus International.

Mesmo que o Lexus Hoverboard (ou SLIDE) surpreenda, é altamente questionável a veracidade do projeto, por dois motivos. Primeiro porque no vídeo conceito divulgado pela montadora, a prancha levita sob o que parece ser uma pista de concreto. Contudo, como outros modelos de skates voador que usam magnetismo para levitar, o acessório deve funcionar apenas em superfícies magnéticas. Ou seja, o chão exibido no clipe pode ser na verdade uma placa metálica pintada para simular concreto de verdade.

A segunda razão que nos faz duvidar do produto é que a própria Lexus deixa claro no anúncio oficial que o "Hoverboard é um protótipo e não estará à venda". Dessa forma, podemos concluir que, embora o gadget possa estar em desenvolvimento, ainda demorará muitos anos até que um modelo comercial chegue de fato aos consumidores - isso se um dia for mesmo lançado.

Continua após a publicidade

Em todo caso, se você é fã dos filmes da série De Volta para o Futuro, é difícil não ficar animado com a possibilidade de sair por aí num skate voador, mesmo que, por enquanto, apenas na imaginação.

Fontes: Lexus, Gizmodo