Lexus diz ter criado skate voador do filme "De Volta para o Futuro 2"
Estamos na metade de 2015 e muita coisa da trilogia De Volta para o Futuro, mais especificamente do segundo filme, ainda não se concretizou. Um item em especial, que é sonho de consumo de centenas de fãs da série, é o skate voador usado por Marty McFly para fugir de bandidos. Na vida real, algumas empresas até que tentaram desenvolver o acessório, mas só agora ele supostamente se tornou realidade.
Falamos supostamente porque ainda não sabemos se se trata de uma pegadinha ou a amostra do conceito de uma tecnologia que sequer saiu do papel. Mesmo assim, fica difícil não acreditar em um vídeo publicado pela Lexus, fabricante de carros de luxo que pertence à Toyota, e que teria fabricado a tal prancha flutuante (no inglês, "hoverboard).
Batizado de SLIDE, o skate é exibido rapidamente em um vídeo de apenas 37 segundos com os dizeres "não existe tal coisa com o impossível, é apenas uma questão de descobrir como". O objeto usa levitação magnética para se movimentar sem tocar o chão, graças a um conjunto de ímãs baseados em um sistema de supercondutores, que por sua vez é resfriado por nitrogênio líquido - por isso é possível notar que o skate solta fumaça.
De acordo com o comunicado oficial e o site dedicado ao produto, o aparelho é feito de bambu natural e um material misterioso descrito pela Lexus como "high tech". Ele está em desenvolvimento há 18 meses por equipes de pesquisa da empresa na Alemanha e Inglaterra. Além disso, a companhia afirma que um skatista profissional está testando o dispositivo em Barcelona, na Espanha, mas não revelou onde exatamente estão acontecendo os experimentos.
"Na Lexus, nós e nossos parceiros somos desafiados constantemente a ultrapassar os limites do possível. Essa determinação, combinada com nossa paixão e experiência em design e inovação, levou-nos a desenvolver o projeto do Hoverboard. É o exemplo perfeito das coisas incríveis que podem ser conquistadas ao unir tecnologia, design e imaginação", escreveu Mark Templin, vice-presidente executivo da Lexus International.

Mesmo que o Lexus Hoverboard (ou SLIDE) surpreenda, é altamente questionável a veracidade do projeto, por dois motivos. Primeiro porque no vídeo conceito divulgado pela montadora, a prancha levita sob o que parece ser uma pista de concreto. Contudo, como outros modelos de skates voador que usam magnetismo para levitar, o acessório deve funcionar apenas em superfícies magnéticas. Ou seja, o chão exibido no clipe pode ser na verdade uma placa metálica pintada para simular concreto de verdade.
A segunda razão que nos faz duvidar do produto é que a própria Lexus deixa claro no anúncio oficial que o "Hoverboard é um protótipo e não estará à venda". Dessa forma, podemos concluir que, embora o gadget possa estar em desenvolvimento, ainda demorará muitos anos até que um modelo comercial chegue de fato aos consumidores - isso se um dia for mesmo lançado.
Em todo caso, se você é fã dos filmes da série De Volta para o Futuro, é difícil não ficar animado com a possibilidade de sair por aí num skate voador, mesmo que, por enquanto, apenas na imaginação.

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.