Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Juno entra com segurança na órbita de Júpiter na madrugada desta terça (05)

Por| 05 de Julho de 2016 às 07h17

Link copiado!

NASA
NASA

“Bem-vinda a Júpiter”, Juno! Foi com essa declaração que a NASA confirmou durante o streaming ao vivo em seu canal de TV que a sonda entrou com segurança na órbita do maior planeta do Sistema Solar. Simultaneamente, a agência espacial anunciou a manobra bem-sucedida em suas redes sociais:

Success! Engine burn complete. #Juno is now orbiting #Jupiter, poised to unlock the planet's secrets. https://t.co/YFsOJ9YYb5 — NASA (@NASA) July 5, 2016

O sinal da chegada da sonda ao gigante gasoso foi recebido aqui na Terra por volta das 0h55 no horário de Brasília, e no mesmo instante a equipe da agência espacial que estava de plantão no Jet Propulsion Lab ovacionou o feito histórico. A sonda precisou realizar uma manobra arriscada para desacelerar sua velocidade de viagem, a fim de conseguir ser capturada pelo campo gravitacional de Júpiter para que permanecesse em sua órbita - fazendo as vezes de um satélite artificial. Após 35 minutos de manobra, confirmou-se seu sucesso e a chegada da nave ao planeta.

Continua após a publicidade

A imagem mostra o sistema da NASA observando uma simulação em tempo real da chegada de Juno à Júpiter (Reprodução: NASA TV)

Juno foi lançada ao espaço há cinco anos com o objetivo de descobrir a composição de Júpiter, bem como estudar sua formação, sendo a primeira nave espacial a orbitar o gigante gasoso desde a missão Galileo, que chegou por lá em 2003. Agora, Juno estudará as densas nuvens da atmosfera jupiteriana, coletará dados para descobrirmos se há ou não um núcleo sólido em seu interior, e também estudará as principais luas de Júpiter - Io, Europa, Calisto e Ganimedes.

A missão Juno está prevista para encerrar suas atividades em 20 de fevereiro de 2018, quando a sonda será desativada e “engolida” pelo planeta, sendo completamente destruída.

Com informações da CNN