Jeff Williams, astronauta da NASA, bate recorde de tempo no espaço

Por Redação | 25 de Agosto de 2016 às 21h06

Scott Kelly, astronauta aposentado da NASA, pode até ter detido o recorde do número de dias consecutivos no espaço, mas ele acaba de ser superado por Jeff Williams, atual comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), no quesito dias totais em órbita.

Nesta quarta-feira (24), Williams superou os 520 dias vivendo no espaço, quebrando o recorde de Scott Kelly, que passou quase um ano a bordo da Estação Espacial Internacional. Williams deve retornar à Terra no dia 6 de setembro, o que aumentará o seu recorde para 534 dias.

Os primeiros 100 dias de Williams no espaço aconteceram em 2000, quando trabalhava como engenheiro de voo a bordo do ônibus espacial Atlantis durante a missão STS-101. De acordo com a NASA, o astronauta voltou ao espaço em 2006 para uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Três anos depois Williams voltou para a ISS, o que se repetiu no dia 18 de março de 2016.

Apesar de ter batido Scott Kelly, vale destacar que o recorde de Williams é referente apenas aos astronautas norte-americanos. Os russos possuem o título, não só para a maioria de dias acumulados no espaço (879 dias para Gennady Padalka, definidos no ano passado), mas também por dias consecutivos (437 dias e 18 horas em 1994-1995).

Outro ponto é que o registro cumulativo de Williams não vai durar muito. A astronauta Peggy Whitson já soma 377 dias no espaço, e deverá superar o número de Williams durante uma missão na ISS que começará em novembro. De qualquer forma, o feito de Jeff Williams foi comemorado, inclusive pelo próprio Kelly. Confira.

Fonte: GeekWire

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.