Inteligência artificial ajuda empresa a criar quatro tipos de cervejas

Por Redação | 12 de Julho de 2016 às 09h47

Quatro cervejas foram criadas utilizando a inteligência artificial como aliada no processo de fabricação. Cada uma delas foi alterada com base no feedback dos clientes recebidos por um algoritmo, que recebe, através de um bot no Facebook Messenger, o feedback dos clientes e os leva até os cervejeiros humanos para que eles mudem as receitas em conformidade com as informações recebidas.

A empresa por trás da novidade é a IntelligentX, que acredita que o uso da inteligência artificial pode ajudar os cervejeiros a receberem um feedback dos clientes "mais rápido do que nunca". No rótulo das garrafas estão códigos que direcionam os consumidores para o bot no Messenger, onde irão se deparar com uma série de perguntas. Tais informações serão interpretadas por um algoritmo, que aprende, a partir do feedback dos clientes, a fazer melhores perguntas no futuro.

O bot leva em consideração as preferências dos clientes antes de questioná-lo sobre a cerveja consumida. Normalmente, os questionamentos são de múltipla escolha ou de apenas duas opções (sim ou não). À medida que o usuário responde a mais questões, a inteligência artificial aprende mais com suas respostas para obter melhores resultados. O sistema também utiliza uma base de conceitos anteriormente codificados para que os novos sabores ajustados possam agradar os clientes, cujas opiniões são acumuladas e utilizadas para detectar tendências que ajudam no processo de fabricação da cerveja.

"A inteligência artificial coloca os clientes na mesma sala que os fabricantes de cerveja", disse o cofundador da IntelligentX, Hew Leith. Segundo ele, seria extremamente difícil para um ser humano recolher esta quantidade de dados, mas, com a inteligência artificial, é muito mais fácil reuni-los e interpretá-los.

A equipe por trás do projeto espera um dia conseguir obter uma grande cerveja para competir no mercado. As quatro cervejas lançadas pela IntelligentX evoluíram onze vezes com base no feedback inicial recolhido durante o período de teste realizado nos últimos 12 meses. As quatro cervejas fabricadas já estão disponíveis por £ 4,50 a unidade.

Via Wired, IntelligentX

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