Hubble registra imagens do nascimento de estrelas na galáxia Kiso 5639

Por Redação | 04.07.2016 às 21:00

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, capturou uma tempestade espetacular que ilumina uma das extremidades da galáxia anã Kiso 5639, localizada a cerca de 82 milhões de anos luz de distância da Terra. A Kiso 5639 é um raro exemplo nas proximidades, já que galáxias alongadas geralmente ocorrem em abundância a distâncias ainda maiores da Via Láctea.

Como se pode observar na imagem liberada pela NASA, a Kiso 5639 se assemelha bastante a um cometa, com uma cabeça brilhante e uma cauda longa e cheia de estrelas. Este tipo de galáxia, por seu formato, é conhecido pelo nome de "girino", e de acordo com as observações feitas, acredita-se que aproximadamente 10% das galáxias têm essa mesma forma.

As observações da Kiso 5639 têm revelado seu conteúdo estelar e um brilho rosa brilhante de hidrogênio, que se originou de uma explosão de novas estrelas em uma área que mede 2.700 anos-luz de diâmetro. De acordo com os especialistas, as estrelas estão agrupadas em grandes aglomerados que se formaram há 1 milhão de anos, cuja massa é o equivalente a nada menos que 1 milhão de sóis.

Quando este tipo de fenômeno foi identificado, nos anos 90, os cientistas acreditavam que estes movimentos eram causados por colisões com outras galáxias, mas investigações posteriores têm sugerido que este nascimento intenso de estrelas é gerado por chuvas de gás intergaláctico.

Fonte: DeepStuff