HBO encerra 2021 com mais de 73 milhões de assinantes
Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 06 de Janeiro de 2022 às 14h10
A ideia de lançar grandes blockbusters como Duna e Matrix Resurrections de forma simultânea no cinema e no streaming levou a HBO a um total de 73,8 milhões de assinantes em todo o mundo. O resultado, acima do que era esperado pela AT&T, dona do conglomerado de mídia, foi apontado como reflexo direto dos grandes nomes e da expansão das plataformas de streaming da WarnerMedia para outros territórios além dos EUA.
A marca representa um crescimento de 6,3% na base global de usuários, que era de 69,4 milhões ao final do terceiro trimestre de 2021. Os dados divulgados pela gigante nesta quarta-feira (5) excluem usuários que ainda estão em períodos gratuitos e também assinaturas combinadas, assim como pacotes especiais atrelados a outros serviços.
É, no final das contas, a medida do sucesso das plataformas em si e, para os executivos, demonstração de que a estratégia de lançamentos simultâneos, ainda que possa ter contribuído para uma baixa nas bilheterias de cinema em um período pandêmico, trouxe resultados interessantes em outras frentes.
Além de Duna e Matrix Resurrections, títulos como O Esquadrão Suicida e o retorno de Sex & The City, agora com o título And Just Like That, foram responsáveis por atrair mais assinantes para a plataforma. A expectativa dos executivos da AT&T era a obtenção de um número entre 70 milhões e 73 milhões de usuários, com a marca ao final de 2021 representando um total acima da projeção e visto com ótimos olhos.
A positividade vem, principalmente, depois de um trimestre considerado complicado para a marca, que viu sua base de usuários nos Estados Unidos, ainda seu principal mercado, ser reduzida em 1,8 milhão de pessoas após o fim de um acordo de assinatura combinada com a Amazon. A chegada a novos territórios da América Latina, incluindo o Brasil, e a estreia na Europa, por outro lado, ajudaram a manter os números em alta.
Agora, a ideia é manter essa aceleração. De acordo com o CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, houve crescimento em todos os territórios em que os serviços da HBO estão disponíveis ao redor do mundo, mas, na visão dele, o negócio não se resume apenas a um ano ou um trimestre, mas sim a um movimento consistente que mantenha os assinantes interessados e atraia novos.
Além de mais estreias e conteúdos de destaque, a perspectiva é melhorar os serviços e a experiência dos usuários nas plataformas, assim como a chegada a novos territórios da Europa, como Polônia e República Checa.
Fonte: Variety