Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Halloween: Histórias assustadoras que você encontra na internet

Por| 31 de Outubro de 2019 às 10h53

Link copiado!

Halloween: Histórias assustadoras que você encontra na internet
Halloween: Histórias assustadoras que você encontra na internet

As fábulas, lendas urbanas e as histórias que o povo conta são as bases do terror desde os primórdios. Afinal de contas, mais assustadora do que uma história que você vê na telona é aquela que acontece do lado de casa, com o vizinho que viu uma aparição ou o amigo do primo que encontrou um monstro debaixo da cama.

Essa noção de um terror palpável, real e, acima de tudo, próximo, ofusca as barreiras entre realidade e ficção, e é claro que isso também se aplica à internet. Desde os primórdios, mas principalmente nas redes sociais, sempre tem alguém querendo relatar algo de estranho ou sobrenatural que acaba de acontecer. A partir daí, cabe a você acreditar, pois está na rede; ou deixar de lado, torcendo, no fundo, para que o mesmo também não aconteça em sua casa.

O Halloween está aí e o Canaltech não quer que você durma nesse dia. Por isso, confira aqui oito indicações de histórias assustadoras, com alguns clássicos da internet, mas também horrores modernos e menos manjados, o que apenas os tornam mais impressionantes.

1. Você já conversou com seu Switch hoje?

Continua após a publicidade

Imagine colocar as mãos em um console da Nintendo novinho e iniciar um dos melhores games da plataforma, Octopath Traveler, apenas para ouvir vozes bizarras saindo do videogame e chegando diretamente ao ouvido pelo fone. Não é o jogo nem é o chat de grupo (que funciona pelo celular), com alguém que parece estar à distância dando ordens e falando de maneira cadenciada em uma transmissão aparentemente aleatória.

O usuário do Reddit Zenkefl contou essa história nos fóruns do Nintendo Switch e fez uma pergunta clara: “será que alguém está vindo me matar?” A voz misteriosa aparecia somente com um fone de ouvido específico conectado ao videogame, e apenas a ele. Quando o aparelho era ligado a caixas de som ou a outro acessório, a mesma coisa não acontecia.

Rapidamente, os usuários do próprio Reddit descartaram o caso como interferência de rádio, e o próprio Zenkefl disse morar a seis quilômetros de uma base aérea, o que trouxe a ele um pouco de tranquilidade e, principalmente, uma noção de normalidade. Mas, como o próprio disse, sua esperança é efetivamente acreditar nisso e não que tem alguém efetivamente falando com ele por meio de seu Switch enquanto ele aproveita um ótimo exemplar de JRPG.

Continua após a publicidade

2. Capeta em forma de doguinho

Esse pode não ser um costume no Brasil, mas nos Estados Unidos viagens de caça ao lado de um fiel cachorro são comuns. O problema é que, longe de casa, tudo funciona de forma meio diferente e foi essa a experiência relatada pelo usuário ChewingSkin no fórum NoSleep, espaço do Reddit dedicado a histórias terror fictícias (ou não).

É o enredo clássico de um filme de horror, com uma floresta sinistra e uma casa antiga e vazia. É, também, um relato de caça onde os monstros das profundezas parecem ter levado a melhor, algo que não acabou nada bem para o pobre Sandy, um cachorro que, de caçador, se viu na posição de presa ao ter um encontro de três dias com o sobrenatural. O alívio do dono ao ver o parceiro de volta se transformou em pavor quando ele percebeu que, dentro da casa, não era o cachorro que estava dormindo com ele.

Continua após a publicidade

O relato, em si, já é chocante o bastante, enquanto um outro usuário, com um dos comentários mais votados, apenas adicionou à trama enquanto falava sobre comportamento animal e o fato de que os barulhos vindos da floresta não apenas eram os da besta em questão, mas também os do verdadeiro Sandy em apuros, aguardando pelo dono. ChewingSkin termina afirmando que tem dificuldades para dormir desde aquela semana terrível, e a sugestão é que você não leia essa história nem o perturbador complemento do usuário Moral Anarchist.

3. Risos nervosos

Pior do que a sensação de estar sendo perseguido por uma figura bizarra é notar que, em determinado momento, a criatura começa a correr desesperadamente em sua direção. É esse o tema de uma das histórias de terror mais cultuadas do Reddit, The Smiling Man, publicada há mais de sete anos pelo usuário Blue Tidal e que, até hoje, continua a receber comentários e curtidas.

Continua após a publicidade

A história começa com uma dança no meio da rua e a descrição do Homem Sorridente como gracioso pelo autor. A coisa, entretanto, começa a ficar cada vez mais bizarra na medida em que o indivíduo e seus trejeitos se aproximam, em uma coreografia cuja descrição causa frio na espinha. Até que ele começa a correr. Aí é cada um por si.

A publicação se tornou tão popular que, apenas um ano depois de chegar ao Reddit, onde já havia se tornado bastante popular, ganhou um curta. 2AM: The Smiling Man está disponível gratuitamente no YouTube e é obra do diretor Michael Evans, especialista em curtas de terror.

4. Esquerda e direita

Continua após a publicidade

Ainda da categoria dos contos de terror mais populares do Reddit, a pergunta é: você já ouviu falar do jogo da esquerda e direita? É esse o título da história publicada em novembro de 2017, também no fórum NoSleep, e escrita por Neon Tempo. Em dez partes longas, somos apresentados a uma trama que envolve estranheza na medida em que seguimos ordens claras. Acredite, você será capturado logo na primeira e não vai querer parar até o final.

A premissa é simples, e aqui vamos falar o mínimo possível dela para que você não seja influenciado e possa sentir por si próprio o frio na espinha. O jogo, basicamente, envolve entrar em um carro e seguir pela primeira à esquerda, depois à direita, e repita indefinidamente, até chegar a um lugar “novo”.

Cidades planejadas e com quarteirões em grade funcionam melhor para o jogo, com o resultado dependendo do local em que o jogo é realizado e a pessoa que está ao volante. Trata-se, arrisco dizer pessoalmente, de um dos melhores contos de terror disponíveis na internet e um dos poucos dessa lista a ter também uma versão em português, heroicamente traduzida pelo site Creepy Pasta Brasil. Novamente, não se deixe enganar pelo tamanho, prepare um lanchinho e se prepare para uma viagem, no mínimo, arrepiante.

Continua após a publicidade

5. Querido David

Essa é mais recente e, para quem faz uso contumaz do Twitter, fresca na memória. É uma história que se desenrolou por alguns meses e envolveu experimentos, filmagens e até rituais de livramento a partir de uma frase simples e já assustadora o bastante. “Meu apartamento está sendo assombrado pelo fantasma de uma criança morta que quer me matar”, dizia Adam Ellis no tweet que iniciou tudo.

Continua após a publicidade

Tudo começou com um sonho, em que uma garota o perguntava sobre o tal Dear David. O negócio é que ele só poderia fazer duas perguntas, enquanto a terceira selaria seu destino. Como todo protagonista de filme de terror, é claro que, na noite seguinte, ao se encontrar com o garoto em um sonho, Ellis fez três questionamentos.

- David, como você morreu? “Um acidente em uma loja.”
- O que aconteceu lá? “Uma estante caiu em cima da minha cabeça”
- Quem empurrou a estante? “....”

Adam Ellis, ilustrador do Buzzfeed, disse ter acordado aterrorizado nesse momento e, a partir daí, uma série de acontecimentos estranhos começaram a acontecer em sua casa, como passos no teto (um sótão lacrado há anos pelo síndico do prédio), móveis se mexendo sozinhos e gatos comprovando que são mesmo capazes de enxergar algo além de nós. As câmeras também capturaram imagens e só tornaram as coisas mais aterrorizantes. A história movimentou a internet e vai virar filme, inclusive.

6. Você acredita?

Continua após a publicidade

Nem só de textos em redes sociais e longos relatos vivem as Creepy Pastas. Outras mídias, aos poucos, também começam a se aproveitar desse ideia e o podcast The Black Tapes é um dos melhores exemplos disponíveis hoje na internet. Em um resumo básico, trata-se de uma série de relatos paranormais baseados nos estudos de Richard Strand, um investigador de casos dessa categoria. Mas parar por aí não seria justo com a história contada.

Iniciado em 2016, The Black Tapes contou, ao longo de três temporadas, com uma quarta em produção, casos jamais resolvidos que atraíram a atenção do investigador. Seriam estas as “fitas negras” do título, narradas a partir do ponto de vista da jornalista Alex Reagan, que assumiu para si a tarefa de contar essas histórias.

Aqui temos não apenas grandes histórias macabras e perturbadoras, como também um dos maiores valores de produção da mídia em si. The Black Tapes é, ao mesmo tempo, um experimento e o ápice do storytelling em um podcast, envolvendo, apenas pelo som, de uma maneira que muito produto audiovisual é simplesmente incapaz de fazer.

Continua após a publicidade

7. Junji Ito na web

O autor japonês é um dos nomes mais fortes do horror contemporâneo, com suas histórias curtas em quadrinhos que são tão assustadoras quanto inconclusivas. É aí que está mais uma característica do horror do criador, que remove qualquer aparência de bom senso e racionalidade para investir forte na violência e no desgraçamento.

O webtoon Bongcheon-Dong Ghost segue essa linha, mas com os pés um pouco mais no chão. Os quadrinhos, disponíveis online, trazem uma história curta, mas que aposta nos movimentos de uma mulher ensanguentada e errante para assustar o leitor enquanto ele roda a página, de uma forma incrivelmente eficaz.

Continua após a publicidade

Essa é mais uma daquelas fábulas feitas para que você pense duas vezes antes de sair sozinho à noite e reflita sobre os efeitos de decisões erradas sobre a vida de um ser humano.

8. Mensagem visualizada

Na mesma onda digital vem annie96 is typing, de Pascal Chatterjee. A história que deu origem a jogos com a mesma abordagem foi publicada originalmente em 2014 e foi uma das primeiras a apostar em um formato tão familiar para nós: em vez do texto corrido, o susto, aqui, vem através de mensagens de texto.

Essa é uma trama que conta, inclusive, com a interação do leitor, que precisa pressionar a tecla Enter para que a próxima mensagem seja carregada. E o que começa com brincadeiras e fofocas em meio a flertes inocentes entre um garoto e seu crush se transforma em algo bem pior e com requintes de loucura na medida em que McDavey, um dos protagonistas, aprende uma lição das mais terríveis: às vezes, na internet, as coisas não são bem o que parecem. E isso vale para a noção de mentira (ou verdade) de todas as creepy pastas. Afinal de contas, nunca se sabe...