Google “fanfarrão” entra mais uma vez na onda do Dia da Mentira

Por Redação | 01 de Abril de 2016 às 08h51

No ano passado, o Google entrou na onda do Dia da Mentira, como de costume, e conseguiu enganar bastante gente publicando várias notícias sobre lançamentos de produtos e serviços que jamais teve a intenção de tirar do papel. Entre as pegadinhas de 2015, os mais desavisados acabaram acreditando que a gigante das buscas implementaria um botão para salvar vídeos do YouTube, ou ainda que a empresa estaria desenvolvendo uma “língua de sogra” tecnológica que substituiria a digitação manual, já que o supergadget interpretaria nossas palavras por meio do sopro.

Em 2016 a criatividade do pessoal do Google não ficou devendo em nada em relação aos anos anteriores, e já pudemos compilar as pegadinhas do primeiro de abril deste ano. Sentimos muito por estragar a ilusão de quem se deparou com essas notícias por aí, mas é tudo brincadeirinha!

Japoneses engraçadinhos

No blog do Google Japan, uma publicação anunciando um gadget chamado Furikku chamaria a atenção se não tivesse sido feita no dia primeiro de abril.

Nela, o pessoal do oriente mostrou um tecladinho físico bastante simpático que teria um sensor móvel com poderes de transformar outros objetos em teclados, desde uma calculadora, passando por uma tábua de xadrez e até mesmo uma barra de chocolate. Confira o vídeo, que, apesar de estar dublado na língua local, tem legendas em inglês:

Pesquisando por fotos usando emojis

O pessoal do Google Photos também entrou na onda das pegadinhas e publicou em seu Twitter na quinta-feira (31), antes mesmo de começar o dia da mentira, um vídeo informando que a partir de agora seria possível encontrar fotos no seu arquivo usando emojis.

Imagine só que divertido seria reunir todas as fotos de seu cachorrinho de estimação bastando pesquisar pelo emoji que representa um cãozinho? Infelizmente, é mais uma enganação deste dia!

Emoji para que te quero

Claro que a equipe de desenvolvimento do Gmail também não ficaria de fora da zoeira, e em uma publicação feita ontem no Official Gmail Blog, o pessoal anunciou o "Smart Reply", um novo recurso que seria sensacional se fosse verdade: permitir respostas rápidas utilizando emojis.

Dia da Mentira Google

“Mic Drop”

Essa expressão vem daquele momento em que um apresentador, literalmente, derruba o microfone como quem diz “o show acabou”. No mesmo espírito brincalhão, o Gmail adicionou um recurso de verdade ao serviço (mas que deverá funcionar somente no dia de hoje), em que você pode dar a palavra final em uma interminável troca de e-mails coletivos “derrubando o microfone”.

Dia da Mentira Google

Ao clicar no botãozinho cor de laranja que aparece ao lado do “Enviar” tradicional, sua resposta será enviada com um GIF de um Minion derrubando um microfone.

Mas nessa "brinks", o tiro saiu pela culatra. Como o botão de enviar o "Mic Drop" foi posicionado exatamente ao lado do botão normal de enviar a mensagem, vários usuários acabaram enviando uma derrubada de microfone sem querer em e-mails sérios. Somente nessas primeiras horas do Dia da Mentira o fórum de ajuda do Gmail já está repleto de pedidos para que o Gmail remova essa funcionalidade, que estaria causando confusões por aí. Um usuário chegou a afirmar que perdeu o trabalho após clicar sem querer no botãozinho laranja em um documento enviado ao seu patrão, que levou o GIF a sério e acabou demitindo o funcionário (Apesar que pode ser que essa demissão também tenha sido uma pegadinha - vai saber!)

Um representante da companhia lamentou o ocorrido e disse ao Engadget que "parece que neste ano nós caímos na nossa própria pegadinha". "Nós lamentamos profundamente e tiraremos o recurso do ar", disse o porta-voz. Bola fora, hein, Google!

Cardboard de… plástico?

Já no blog oficial do Google a brincadeira tomou outras proporções: a companhia anunciou o lançamento do Cardboard Plastic, o primeiro dispositivo de realidade virtual integrado com perspectiva 4D confeccionado em polimetil e metacrilato. O aparelho também seria à prova d’água e confeccionado para durar para sempre, sem utilizar nenhum tipo de bateria ou cabos.

A versão de plástico do sistema de realidade virtual de baixo custo da companhia parece ser tão séria que colocaram no ar até mesmo um site oficial do produto para dar um ar de veracidade ao lançamento.

Com tanta pegadinha no ar, é possível que até o fim do dia o pessoal fanfarrão do Google acabe publicando novos lançamentos de produtos e serviços que não passam de brincadeira, então, nesta data, mais do que nunca, é preciso levar ainda mais a sério a premissa do “não acredite em tudo o que vê na internet”. Mas caso você caia em alguma dessas traquinagens, não fique chateado: é só entrar na brincadeira e rir muito da situação.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.