Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Globoplay vai reduzir qualidade de vídeos para dar conta da demanda

Por| 23 de Março de 2020 às 09h46

Link copiado!

Globoplay vai reduzir qualidade de vídeos para dar conta da demanda
Globoplay vai reduzir qualidade de vídeos para dar conta da demanda

A Globoplay anunciou que vai reduzir a qualidade dos vídeos exibidos aos usuários como forma de lidar com o grande aumento nos acessos causado pela pandemia do coronavírus. De acordo com a Globo, responsável pelo serviço de streaming, todos os materiais passam a estar disponíveis apenas em resolução 720p, com os formatos 1080p e 4K desabilitados por tempo indeterminado como forma de garantir o funcionamento da plataforma.

De acordo com a empresa, a mudança fará com que um capítulo de novela com uma hora de duração passe a consumir 1,2 GB de dados, em vez dos 2,5 GB do Full HD, além de ter uma taxa de bitrate de 2,8 Mbps em vez dos originais 5,8 Mbps. A medida reduz a sobrecarga no serviço em um momento no qual há mais pessoas em casa e por um tempo muito maior que o comum.

Na visão da Globo, ela também ajuda a manter o que chamou de “infraestrutura de troca de tráfego público”, com o “perfil de consumo mais conservador” servindo para evitar um colapso na rede. A mesma política de redução na qualidade das imagens também será aplicada aos sites de notícias e outros serviços de streaming da empresa, que também estão vendo um aumento nos acessos por conta da pandemia do coronavírus.

Ajudou, ainda, o fato de a Globoplay ter liberado um pacote de conteúdo a não-assinantes para auxiliar durante o período de isolamento social causado pelo novo coronavírus. Filmes da Marvel e da Disney, séries, conteúdo infantil e novelas, incluindo a primeira fase de Amor de Mãe, cujas gravações foram interrompidas justamente por conta da pandemia, estão disponíveis gratuitamente até o dia 20 de abril.

Continua após a publicidade

Apesar da mudança na resolução, a Globo deixou claro que não existem outras limitações no serviço, tanto em número de vídeos assistidos quanto ao total de horas, e isso vale mesmo para os usuários gratuitos. Em comunicado, a empresa afirma esperar que outras companhias do ramo tomem atitudes semelhantes, em uma atitude proativa diante da manutenção da infraestrutura brasileira de telecomunicações.

A redução na qualidade dos conteúdos de serviços de streaming também foi adotada recentemente na União Europeia, onde Netflix, YouTube e Amazon acataram um pedido do bloco e alteraram a resolução de seus conteúdos como uma medida temporária para compensar a sobrecarga nos serviços. Até onde se sabe, a Globoplay é a primeira a trazer essa ideia para o Brasil.

Fonte: Globo