Gadgets fitness não ajudam pessoas a perderem peso, sugere estudo

Por Sérgio Oliveira | 21 de Setembro de 2016 às 08h01

Smartwatches e pulseiras fitness são uma daquelas maravilhas tecnológicas que chegaram para ajudar milhões de pessoas a perderem peso e terem uma vida mais saudável, certo? Não exatamente. Um estudo conduzido pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) revelou que o efeito desses equipamentos pode ser justamente o contrário.

Ao todo, em dois anos de experimentos, a pesquisa acompanhou 500 pessoas com sobrepeso e pediu para que elas perdessem peso. Para metade delas foi dada um gadget para auxiliar no processo, enquanto a outra metade teve de se virar sem nada para monitorar seus passos diários, batimentos cardíacos e exercícios físicos. Ao término do experimento, surpreendeu o fato de que os que utilizavam dispositivos fitness perderam menos peso que os demais.

A diferença, entretanto, não foi muito grande: enquanto os que não usaram nenhum gadget perderam cerca de 6 kg, os que contaram com auxílio da tecnologia perderam aproximadamente 3,5 kg.

Para o JAMA, isso não significa que as pessoas devem deixar de utilizar os aparelhos, mas também não devem botar tanta fé assim neles. Mesmo assim, os resultados dão argumentos para os que acreditam que os gadgets de monitoramento são, na verdade, apenas uma mania cuja ineficiência agora é revelada.

O Dr. John Jakicic, um dos responsáveis pelo experimento divulgado recentemente, pondera e acredita que, na verdade, o que acontece é que, com o tempo, as pessoas perdem o interesse em gadgets como esses. "Nós percebemos uma queda na utilização [dos gadgets] a medida que o estudo avançava", revelou à BBC. Além disso, Jakicic acredita que muitos se sentem desencorajados quando veem que não estão conseguindo bater as metas diárias: "Pode ser bastante desencorajador se você vê que não está batendo todas as metas o tempo todo".

E você, o que acha disso tudo? Acredita que os gadgets fitness têm mesmo alguma utilidade ou está com o grupo que o veem apenas como mania? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Via BBC

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.