França aprova projeto para criação de 1000 km de estradas com painéis solares

Por Redação | 01 de Fevereiro de 2016 às 10h32

A França anunciou um novo projeto para construção de 1000 km de estradas com painéis de energia solar. O projeto está sendo realizado pelo governo francês em parceria com a Colas e o INES (Instituto Nacional de Energia Solar na França).

O projeto visa a construção da malha rodoviária capaz de gerar energia para abastecer 5 milhões de habitantes em um prazo de 5 anos. Com isso, os beneficiados receberão energia limpa sem a necessidade de ocupação de nenhum espaço extra, visto que serão aproveitadas estradas já existentes.

A ideia do projeto é instalar células voltaicas resistentes sobre a pavimentação das estradas, de maneira a sustentar os carros e absorver a radiação solar para a geração de eletricidade. A Colas promete que as células serão capazes de resistir a condições variadas do tempo, desde ao intenso calor até a chuva e a neve.

Denominado de Wattway, o projeto não requer remoção de nenhuma parte da estrada já existente, diferente de alguns projetos do tipo. Além disso, os painéis solares possuem aderência aos pneus e apenas 7 mm de espessura, muito mais fino do que outras placas.

Fora a geração de energia, o projeto pretende deixar as estradas mais inteligentes, com luzes e avisos de sinalização mais eficientes.

Fonte: Solar Crunch

Fonte: http://tech.slashdot.org/story/16/01/31/2249238/france-to-pave-1000km-of-road-with-solar-panels?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feed

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.