Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete da SpaceX faz segundo pouso bem-sucedido em terra firme

Por| 18 de Julho de 2016 às 10h33

Link copiado!

Foguete da SpaceX faz segundo pouso bem-sucedido em terra firme
Foguete da SpaceX faz segundo pouso bem-sucedido em terra firme
Tudo sobre SpaceX

Outro foguete Falcon 9, da SpaceX, pousou com sucesso em terra firme no Cabo Canaveral, na Flórida, segundo informou a empresa na madrugada desta segunda-feira (18). Logo após a decolagem, o veículo aterrissou no Complexo de Pouso 1, marcando pela segunda vez um pouso bem-sucedido em terra dos foguetes da empresa. Esta é a quinta vez que a companhia consegue recuperar seus foguetes pós-lançamento. O feito foi alcançado poucos minutos antes da segunda fase do foguete, que o colocou em órbita, onde irá encontrar-se com a Estação Espacial Internacional no final desta semana.

Esta é a primeira vez no ano que a SpaceX tenta pousar um de seus foguetes em terra. Durante os últimos seis lançamentos, cada um dos foguetes pousou em uma plataforma no mar. Segundo dados da empresa, desembarques em navios exigem menos combustível para os foguetes do que em pousos em terra firme, já que navios podem se deslocar até o local onde ocorrerá a aterrissagem ao invés de o foguete ter de se dirigir a um ponto específico em terra.

Dragon on its way to @Space_Station, Falcon on its way home pic.twitter.com/EpfUKBmoWi

— SpaceX (@SpaceX) 18 de julho de 2016

A SpaceX está armazenando seus foguetes em um espaço arrendado do Centro Espacial Kennedy, da NASA. O local pode armazenar até cinco foguetes Falcon 9 por vez. Em breve, o local abrigará o próximo grande foguete da empresa, o Falcon Heavy. "Eu não sei exatamente quais são nossas opções, mas eu sei que a equipe está trabalhando nisso", disse o vice-presidente de voo da SpaceX, Hans Koenigsmann.

Continua após a publicidade

A companhia acredita que, entre setembro e dezembro, conseguirá foguetes reutilizáveis de maneira mais eficaz. O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que o próximo Falcon 9 voará em algum momento em setembro ou outubro. Para este lançamento, a empresa planeja usar o foguete que pousou em abril - o primeiro a aterrissar com sucesso no mar.

Fonte: The Verge