Publicidade

Final alternativo de Viúva Negra é muito melhor do que a versão exibida

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2021 às 23h20

Link copiado!

Marvel
Marvel
Tudo sobre Marvel

Mais do que uma história de origem, Viúva Negra é uma despedida para a personagem do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). E a divulgação de uma cena cortada mostra um final alternativo para o longa que se encaixa muito melhor nesse adeus da heroína que foi tão importante para os Vingadores ao longo da última década.

A cena está presente no lançamento da versão digital do filme e mostra como a ideia original era fazer o fechamento desse ciclo da personagem. No corte que chegou às telonas e ao Disney+, vemos Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) tendo um breve discurso sobre família enquanto embarca no Quinjet para encontrar o Capitão América e reunir os Vingadores após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, conectando a trama com o início de Vingadores: Guerra Infinita.

Continua após a publicidade

Só que o final alternativo é bem diferente e bem mais emotivo. A cena começa com a Viúva em uma moto andando por um bairro do subúrbio de Ohio, nos Estados Unidos, e logo descobrimos que ela vai até a antiga casa em que vivia com sua família falsa quando criança. Nesse momento, ela já aparece usando o colete dado por Yelena (Florence Pugh) e com os cabelos loiros.

Logo em seguida, ela vê algumas crianças brincando de Vingadores e imitando os movimentos dos heróis. É quando uma menina que fazia o papel de Viúva Negra se aproxima e a reconhece. Ao invés de surtar ao se deparar com sua heroína favorita, ela apenas ergue os braços, imita o movimento de disparo dos braceletes e sorri.

E por mais que seja uma sequência bastante breve e simples, ela é muito significativa para a própria personagem, pois fecha todo o arco narrativo que vimos ser construído ao longo dos últimos dez anos. Ao mesmo tempo em que a visita à velha vizinhança mostra que ela está em paz com seu passado, o encontro com a criança deixa claro o quanto ela se tornou muito maior do que a espiã que a gente conheceu em Homem de Ferro 2 e se tornou uma heroína que inspira as novas gerações — mais ou menos como vimos na cena final de Star Wars: Os Últimos Jedi.

Continua após a publicidade

Assim, a mensagem passada é que ela finalmente está completa com as suas duas famílias e que todo o seu ciclo narrativo está completo. Mais do que isso, essa conclusão alternativa também dá um peso muito maior tanto para a sua busca pelos Vingadores em Guerra Infinita quanto para o seu sacrifício em Ultimato, o que faz dele o encerramento perfeito para a personagem no MCU.

Diante disso, é até difícil de entender o porquê o Marvel Studios optou pela cena que foi exibida nos cinemas. Embora ela se conecte de forma muito mais clara com Vingadores: Guerra Infinita — principalmente para o espectador que se perdeu na cronologia —, a cena é bem mais pobre em termos de significados e não está à altura do adeus que a Viúva merece.

Fonte: CBR