Este algoritmo prevê o quão inteligente você é baseado em sua foto de perfil

Por Redação | 21 de Julho de 2016 às 09h47
photo_camera Trusted Reviews

As redes sociais são uma vitrine em que colocamos apenas as melhores coisas que acontecem em nossas vidas. As fotos nos lugares mais legais, por exemplo, são um indício disso.

Olhar o perfil de alguém no Facebook pode nos dar uma pista de quem aquela pessoa é, mas será que o julgamento feito é exato? Será que aquela pessoa é tão inteligente quanto aparenta ser na foto? Agora existe um jeito de descobrir.

Pesquisadores do Centro Psicométrico da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, inventaram um algoritmo que pode prever o quão inteligente alguém é apenas olhando sua foto de perfil nas redes sociais. Além de “reparar” o avatar da pessoa, o algoritmo também reúne algumas “pistas” sobre o comportamento da pessoa, tais como as roupas que usa, as poses que faz na hora de tirar foto e até mesmo se nessas fotos elas aparecem sozinhas ou acompanhadas da família ou de amigos. Tudo isso mostra o jeito como elas desejam se apresentar.

O estudo analisou as fotos de 1.122 usuários do Facebook - que também fizeram um teste de QI – independentemente de elas terem muitas curtidas ou não. E o resultado obtido é que nem sempre o julgamento feito baseado nas aparências é o correto. Por exemplo, pessoas que tiram foto com um bonito sorriso ou usando óculos podem não ser tão inteligentes assim. De acordo com Xingjie Wei, os resultados mostraram que os estereótipos que são construídos baseado na foto de perfil são imprecisos.

E para fazer essa divisão, Wei e seu colega de pesquisa, David Stillwell, treinaram o programa para fornecer dois tipos de resultado: um que media quão inteligente a pessoa é com base em sua foto de perfil, e outra que “calculava” o quanto outras pessoas as percebiam como inteligentes.

“Nós esperamos que nossa pesquisa possa fornecer informações para que as pessoas consigam administrar melhor suas imagens na web – e talvez uma nota de advertência para os gestores de RH que usam as mídias sociais como uma das formas de eliminação prévia de candidatos”, disse Wei em entrevista.

Os resultados da pesquisa, de acordo com Wei, apontam que as pessoas mais inteligentes entendem que uma foto de perfil fica mais efetiva se estiverem sozinhas, com bom foco e com um background organizado. Outra curiosidade do estudo é que pessoas com QI mais alto e que são vistas pelos outros como inteligentes geralmente usam verde em suas fotografias.

Fonte: Digital Trends

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.