Empresa americana ganha permissão para ir à lua

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 19h22

Uma empresa baseada na Flórida acabou de receber permissão do governo dos Estados Unidos para enviar um robô à lua já no ano que vem, tornando-se a primeira empresa privada a receber autorização para enviar uma espaçonave para fora da órbita terrestre.

Com a decisão, a Administração Federal de Aviação abriu um precedente para companhias privadas que querem fazer expedições para a lua, asteroides e até mesmo Marte. A Space X, do bilionário e filantropo Elon Musk, é apenas uma das empresas interessadas em mandar humanos para o planeta vermelho. Não seria surpresa nenhuma ver algumas dessas empresas começar a oferecer pacotes turísticos de viagens para a lua.

Moon Express

A empresa em questão, chamada Moon Express, planeja fazer o lançamento já em 2017 e levará diversos experimentos científicos e cargas comerciais para uma viagem só de ida. Curiosamente, nessa carga comercial vai de tudo, até mesmo cinzas de pessoas cremadas. O robô que pousará em solo lunar enviará uma série de fotos e vídeos do terreno para a Terra, resultando em um grande show de imagens.

Missão Apollo 17

(Foto: Missão Apollo 17 realizada em 1972. Crédito da imagem: NASA)

Já faz um tempo que a NASA fez sua última expedição à lua. Mais especificamente, a missão Apollo 17 tocou o solo lunar em dezembro de 1972. A agência americana dará suporte à companhia privada, mas não vai regular as atividades da sonda, ficando somente como órgão consultivo para as missões programadas.

Via: UberGizmo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.