Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Emissoras ABC e BBC são acusadas de acobertar casos de abuso sexual; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Setembro de 2021 às 19h15

Link copiado!

Rawpixel/Freepik
Rawpixel/Freepik

Desde que as denúncias de abuso e assédio sexual começaram a acontecer publicamente em Hollywood, casos novos e antigos vêm tomando conta da mídia. Em dois dos casos mais recentes, os crimes aconteceram nos Estados Unidos e no Reino Unido, envolvendo as populares emissoras ABC e BBC, que também são acusadas de acobertar os eventos.

No país norte-americano, a denúncia é de Kirstyn Crawford, ex-produtora do programa Good Morning America, contra Michael Corn, chefe do programa. Ela afirma que ele a beijou sem o seu consentimento em 2015, quando voltavam de uma confraternização da empresa em um Uber, e depois ele teria invadido o seu quarto de hotel. Enquanto tentava o abuso, ele a dizia que poderia ajudar na carreira da vítima.

Continua após a publicidade

Crawford conta que formalizou a denúncia à gerência da ABC, que forçou Corn a sair do cargo somente meses depois, em abril, mas sem revelar o motivo. O acusado também recebeu denúncias de Jill McClain, funcionária da emissora que trabalhava no programa World News Tonight. Ela diz que seu caso aconteceu em 2010, quando Corn a tocou sexualmente sem o seu consentimento em um voo de Los Angeles a Nova York, e que no ano seguinte ele invadiu o seu quarto em um hotel de Londres, em uma viagem a trabalho, para abusá-la sexualmente.

No Reino Unido, a denúncia é de Lisa Brinkworth, jornalista que atuou infiltrada como modelo para o documentário investigativo Donal McIntyre Investigates, em 1998. A vítima conta que foi abusada sexualmente por Gerald Marie, um dos agentes de modelo mais conhecidos do mundo, durante as gravações do programa. Além de Brinkworth, outras modelos menores de idade fazem a mesma acusação. Ela também acusa a BBC de ter acobertado o caso.

A jornalista conta que o abuso sexual aconteceu com a presença de testemunhas, inclusive do diretor do documentário, Donal MacIntyre, e que chegou a gravar momentos de assédio. O documentário foi ao ar, mas a vítima foi orientada a não ir à polícia, e a agência de modelos, Elite Models, processou a BBC. A emissora então decidiu não transmitir mais o programa, e nem Lisa poderia falar sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Agora, Lisa e outras 31 mulheres acusam Gerald Marie de assédio, e juntas estão buscando por justiça. Brinkworth pediu à BBC as imagens que comprovam a agressão, mas ainda não as recebeu. O caso está sendo investigado pela polícia francesa e cerca de 14 vítimas prestarão depoimento. Em declaração à imprensa, a BBC disse que leva essas questões a sério e que isso é traumatizando para Lisa. A emissora garantiu que está fazendo o que pode para ajudá-la a continuar com as denúncias.

Fonte: NY Post, BBC