Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Embraer faz voo inaugural do maior avião comercial já produzido pela empresa

Por| 31 de Março de 2017 às 09h29

Link copiado!

Embraer faz voo inaugural do maior avião comercial já produzido pela empresa
Embraer faz voo inaugural do maior avião comercial já produzido pela empresa

Três meses antes do esperado, a Embraer realizou nesta quinta-feira (30) o voo inaugural do E195-E2, o maior avião comercial já fabricado pela companhia. A aeronave partiu de São José dos Campos, onde fica a sede da montadora, e voou durante duas horas, de forma a fazer uma verificação final de desempenho, estabilidade e comportamento dos sistemas automatizados.

O modelo promete um custo por viagem 20% menor do que a média das aeronaves de mesmo porte. Além disso, o avião tem redução semelhante nos valores de manutenção e representa uma economia de 24% no consumo de combustível, sendo citado pela Embraer como uma das aeronaves mais eficientes de seu portfólio.

Como o custo por assento é semelhante ao de aviões maiores, a Embraer decidiu não fechar o E195-E2 em um nicho específico, indicando-o tanto para companhias regionais em processo de expansão quanto para a frota de empresas de baixo custo, que podem utilizá-lo em suas linhas principais. O modelo tem, de acordo com a fabricante, o valor total mais competitivo de toda a indústria aeronáutica.

Continua após a publicidade

A Embraer já possui contrato fechado com a Azul, uma das principais companhias aéreas nacionais, e o E195-E2 deve começar a operar em 2019. Até lá, a aeronave passará por todo o processo de certificação, com protótipos sendo usados para testes de aerodinâmica e desempenho, além da validação de tarefas de manutenção e interior.

O avião permite duas configurações internas, com 120 lugares divididos em duas classes, ou 146 assentos em uma única categoria. O modelo permite viagens de até 4.500 quilômetros, um aumento de mais de 800 quilômetros em relação ao E190-E2, um dos principais modelos em operação da Embraer.

Fonte: Embraer