Em breve você poderá tatuar um som na sua pele

Por Redação | 09.05.2017 às 11:42

Sabe aquela música que marcou sua vida e você quer eternizar em sua pele como uma belíssima tatuagem? Pois, em breve, ela não precisa ser mais apenas aquele verso que você tanto gosta, mas o trecho com áudio e tudo. A empresa Skin Motion revelou uma tecnologia que permite que pessoas façam exatamente isso: tatuem sons em sua pele, por mais absurdo que isso soe à primeira vista.

Ao contrário do que você pode ter pensado inicialmente, a tatuagem não vai transformá-lo em uma caixinha de som ambulante e nem nada do tipo. Na verdade, a proposta da empresa é criar uma espécie de código que você vai registrar em sua pele e que será lido por um aplicativo. Assim, ao fazer essa comunicação, aquela imagem vai se converter em uma música que poderá ser ouvida por qualquer pessoa. Em linhas gerais, é mais ou menos como se você tivesse um QR Code para um arquivo MP3 gravado em seu corpo.

É uma forma simples de explicar a tecnologia Soundwave, mas ajuda bem a ilustrar o funcionamento da proposta da Skin Motion. Como o próprio nome sugere, o desenho será de uma onda sonora referente à música escolhida — o que significa que cada canção realmente trará um padrão diferente. Assim, a pessoa vai simplesmente usar um aplicativo desenvolvido pela companhia para fazer a leitura daqueles dados.

Aliás, a empresa afirma que a novidade não é algo que será limitada apenas a músicas — embora a gente saiba que elas serão o grande carro-chefe dessa tecnologia. Qualquer arquivo sonoro poderá ser convertido em uma tatuagem, incluindo gravações de voz. Isso significa que você pode tatuar a primeira palavra do seu filho ou mesmo uma conversa de telefone que marcou sua vida e você acabou gravando. Assim, quando a saudade apertar, basta fazer a leitura e ouvir a voz da pessoa em qualquer lugar.

Como o site EDM aponta, caso a proposta da Skin Motion realmente funcione como prometido, essas tatuagens em forma de ondas sonoras têm tudo para se tornarem um fenômeno em todo o mundo. Além de serem muito mais interessantes do que o velho tribal ou aquela frase que nem sempre é bem desenhada, o Soundwave cria um desenho bem legal ao mesmo tempo em que mantém a informação um pouco reservada, já que nem todo mundo vai saber do que se trata até fazer a leitura dos dados. Se é algo pessoal e que você gostaria de guardar apenas para si, é uma ótima opção.

E a empresa já vem demonstrando alguns exemplos em que as tatuagens sonoras já aparecem em ação. Em seu site oficial, ela traz vídeos de pessoas que fizeram a Soundwave seja para guardar a risada de um bebê ou mesmo o latido de um cachorro e mostra como o aplicativo consegue ler muito bem aquelas informações. Talvez o único desafio seja mesmo recriar as ondas sonoras com perfeição para evitar distorções. Como é possível ver em algumas das demonstrações, é preciso um traço bastante fino e uma mão leve para que o resultado seja o esperado — caso contrário, você pode ter um áudio bem estranho em sua pele.

Via: Skin Motion, EDM