Dos games para a vida real: próteses de Deus Ex serão lançadas em 2017

Por Redação | 08.06.2016 às 22:45
photo_camera Divulgação

Próteses feitas em impressoras 3D não são novidade, e têm se popularizado como uma alternativa mais barata às peças cirúrgicas, vendidas a preços que nem todo mundo pode pagar. Foi pensando nisso que a Square Enix e a Eidos-Montréal anunciaram uma parceria com a empresa Open Bionics para juntas produzirem alguns modelos. E o melhor: eles serão inspirados no game Deus Ex.

Para quem não conhece, Deus Ex é uma série de jogos eletrônicos que explora a cultura cyberpunk e os riscos da expansão da biotecnologia. Nos títulos mais recentes, que se passam no futuro, pessoas que perderam algum membro do corpo, como uma perna ou braço, podem adquirir próteses avançadas que, além de devolver os movimentos àquela parte do corpo, são capazes de aperfeiçoar habilidades, como o ganho de super-força, por exemplo.

Por enquanto, coisas assim ainda não vão acontecer. Segundo a Open Bionics, companhia especialista na fabricação de próteses de baixo custo, os modelos vão pegar emprestado apenas o design de algumas próteses vistas no jogo de videogame. Mais especificamente as duas peças usadas pelo protagonista do título, Adam Jensen, em Deus Ex: Manking Divided, sequência de Deus Ex: Human Revolution (lançado originalmente em 2011) que chega às lojas em agosto deste ano.

O que mais chama atenção é a semelhança das próteses com o material exibido nos games. O braço de Adam Jensen (imagem acima) é cheio de detalhes, desde dos dedos que se flexionam até o punho rotativo. Enquanto isso, o braço "Titan" (imagem abaixo) tem um design mais estilizado, com destaque para as formas e ângulos geométricos. Ambos os modelos são coloridos nas cores cinza metálico e ouro, e realmente dão a impressão de terem saído da franquia Deus Ex.

Open Bionics

Outra característica é que também será possível movimentar a prótese usando a tecnologia Real Sense da Intel e a webcam Stargazer da Razer. Além disso, o projeto do modelo dos braços de Adam Jensen poderão ser baixados de graça por qualquer pessoa e impressos em 3D em casa, mas ainda não há uma previsão de quando os arquivos serão disponibilizados.

Embora não tenham anunciado um preço oficial, a Eidos-Montreal e a Open Bionics vão exibir os protótipos agora na E3, que começa na semana que vem na cidade de Los Angeles, e na Gamescom, que será realizada em agosto, na Alemanha. O lançamento das peças deve acontecer em 2017.

Fonte: Open Bionics via Engadget