Publicidade

Depois de 5 anos, finalmente a sonda Juno vai sobrevoar Júpiter

Por| 17 de Junho de 2016 às 20h30

Link copiado!

Depois de 5 anos, finalmente a sonda Juno vai sobrevoar Júpiter
Depois de 5 anos, finalmente a sonda Juno vai sobrevoar Júpiter

De acordo com informações liberadas pela NASA nesta quinta-feira (16), a sonda Juno deverá adentrar a órbita de Júpiter no próximo dia 5. Para quem não sabe, a missão teve origem há cinco anos, e atualmente a sonda está localizada a menos de 14 milhões de quilômetros do maior planeta do Sistema Solar.

O objetivo da agência espacial é sobrevoar Júpiter a 4.667 km de distância do planeta gasoso, um recorde de aproximação desde 1974, quando a sonda norte-americana Pioneer 11 chegou a 43 mil km do gigante. Com o feito, a NASA espera poder explorar as estruturas, a atmosfera e a magnetosfera de Júpiter, buscando compreender seu funcionamento e suas origens. A previsão é de que a missão científica tenha duração de 16 meses.

A sonda, que pesa quatro toneladas e é movida a energia solar, será o primeiro artefato humano a chegar tão perto da superfície jupiteriana. "No ano passado, neste momento, a nossa nave espacial New Horizons se aproximou primeiro de Plutão", afirmou Diane Brown, chefe do programa "Juno" da NASA. "Agora, Juno está pronto para ir mais perto de Júpiter do que qualquer nave espacial fez, e de descobrir os mistérios do que está lá dentro", completou.

Fonte: Exame