Dados mostram que a internet do mundo todo está ficando mais lenta

Por Redação | 18.06.2015 às 17:54

Muitos brasileiros reclamam da internet lenta, mas o problema não reside somente aqui. Segundo dados do Arquivo HTTP, o que tem contribuído para esta lentidão é o aumento significativo do tamanho da maioria das páginas web. Com isso, os carregamentos se tornam cada vez mais longos, deixando os internautas a cada dia mais frustrados.

Alguns sites, atualmente, possuem cerca de 2,1 MB, mais de 100% do que era entregue há três anos. Quanto mais sites usam imagens pesadas, vídeos e GIFs, significa que mais dados estão sendo hospedados, e esses recursos costumam ocupar cerca de 75% do tamanho de um site.

Além disso, os sites estão rastreando dados dos visitantes e monitorando suas atividades, fazendo com que o tempo de carregamento aumente mais um pouco. Com a constante mudança para o mobile, muitas companhias estão gastando recursos para tornar os seus sites sensíveis, que, às vezes, solicitam códigos adicionais.

O vice-presidente de experiência de produtos da Akamai, Craig Adams, disse em entrevista à CNN que "a mudança das solicitações dos computadores de mesa para os dispositivos móveis provocou um grande impacto na performance de sites", afirma. Ele ainda ressalta a implementação de recursos relacionados à segurança, como a criptografia.

Resumindo, a internet mundial está sim mais lenta, mas apenas para que o internauta tenha uma visualização enriquecida do conteúdo e uma navegação mais segura.

Fonte: Digital Trends