Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Curiosity descobre evidências de antigas explosões vulcânicas em Marte

Por| 15 de Junho de 2016 às 08h28

Link copiado!

Curiosity descobre evidências de antigas explosões vulcânicas em Marte
Curiosity descobre evidências de antigas explosões vulcânicas em Marte

Examinando amostras do terreno marciano desde 2012, o rover Curiosity descobriu evidências da existência de tridimita em Marte. Como esse mineral é associado a explosões vulcânicas aqui na Terra, agora pesquisadores norte-americanos trabalham para determinar se (e quando) houve atividades desse tipo no Planeta Vermelho.

No documento publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, a equipe descreve como o Curiosity localizou e testou essa amostra, e quais os motivos que os levaram a crer que Marte contava com atividade vulcânica intensa no início de sua história, mudando o que sabemos dos anos iniciais do planeta. Isso porque, até então, os cientistas acreditavam que a história geológica do nosso vizinho não era assim tão turbulenta quanto à da Terra, já que Marte não tem placas tectônicas que se deslocaram como aconteceu por aqui.

A imagem mostra o mineral tridimita, que ocorre somente em rochas magmáticas aqui na Terra (Reprodução: Divulgação)

Continua após a publicidade

O que se sabia a respeito de vulcões em Marte é que eles deveriam ser do tipo “calmo”, que se formam em decorrência da lava derretida abaixo da superfície, mas não chegavam a explodir. Mas, em um terreno onde há tridimita, provavelmente aconteceu alguma explosão vulcânica por ali, mesmo que muito tempo atrás.

Apesar dessa desconfiança, os cientistas ainda estão conduzindo novos estudos para determinar se a tridimita marciana é, de fato, fruto de antigos vulcões em atividade ou não.

Fonte: Phys.org