Curiosity descobre evidências de antigas explosões vulcânicas em Marte

Por Redação | 15 de Junho de 2016 às 08h28

Examinando amostras do terreno marciano desde 2012, o rover Curiosity descobriu evidências da existência de tridimita em Marte. Como esse mineral é associado a explosões vulcânicas aqui na Terra, agora pesquisadores norte-americanos trabalham para determinar se (e quando) houve atividades desse tipo no Planeta Vermelho.

No documento publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, a equipe descreve como o Curiosity localizou e testou essa amostra, e quais os motivos que os levaram a crer que Marte contava com atividade vulcânica intensa no início de sua história, mudando o que sabemos dos anos iniciais do planeta. Isso porque, até então, os cientistas acreditavam que a história geológica do nosso vizinho não era assim tão turbulenta quanto à da Terra, já que Marte não tem placas tectônicas que se deslocaram como aconteceu por aqui.

tridimita

A imagem mostra o mineral tridimita, que ocorre somente em rochas magmáticas aqui na Terra (Reprodução: Divulgação)

O que se sabia a respeito de vulcões em Marte é que eles deveriam ser do tipo “calmo”, que se formam em decorrência da lava derretida abaixo da superfície, mas não chegavam a explodir. Mas, em um terreno onde há tridimita, provavelmente aconteceu alguma explosão vulcânica por ali, mesmo que muito tempo atrás.

Apesar dessa desconfiança, os cientistas ainda estão conduzindo novos estudos para determinar se a tridimita marciana é, de fato, fruto de antigos vulcões em atividade ou não.

Fonte: Phys.org

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.