Conheça nove tecnologias incríveis que foram apresentadas à NASA por startups

Por Redação | 24 de Junho de 2016 às 09h59

Nesta quinta-feira (23), aconteceu nos Estados Unidos a Starburst Accelerator Global Summit, conferência que abriu espaço a diversas startups tecnológicas para mostrarem suas tecnologias inovadoras à NASA e a investidores do mercado aeroespacial.

E engana-se quem pensa que são apenas ideias malucas aguardando um investimento “gordo” para se tornarem palpáveis: cada tecnologia apresentada é bastante realista e foi mostrada com um plano detalhado de como seria capaz de mudar a forma que viajamos pelo mundo e pelo espaço.

Confira as nove propostas mais interessantes apresentadas no evento. Algumas delas parecem ter saído diretamente de roteiros de filmes de ficção científica, mas são pura realidade. Veja:

1. Foguete Electron

Rocket Lab

A Rocket Lab pretende levar satélites ao espaço utilizando seu foguete Electron, que é capaz de realizar lançamentos mais velozes, mais baratos e com mais frequência do que os modelos utilizados atualmente. De acordo com a startup, o segredo do sucesso desse foguete seria seu motor “Rutherford”, diferente de tudo o que já foi visto até então.

2. Assentos deslizantes

Molon Labe

Para aviões de transporte de passageiros, a Molon Labe desenvolveu esses assentos deslizantes, que permitiriam aos aviões aumentar temporariamente o espaço dos corredores durante o embarque.

3. "Cérebros" para aeronaves

Qelzal

Já a Qelzal tem planos mais ambiciosos e pretende desenvolver “cérebros” para as aeronaves, mais ou menos como foi retratado no filme Stealth - Ameaça Invisível, de 2005. Na produção cinematográfica, o avião de batalha acaba se tornando autoconsciente e passa a tomar decisões por conta própria.

4. Jato empresarial que pousa e decola na vertical

XTI

E que tal o XTI, esse jato empresarial que consegue decolar e pousar verticalmente? Ele seria capaz de transportar empresários diretamente do jardim de suas casas, deixando-os no estacionamento da empresa, sem a necessidade de uma pista de pouso especial.

5. Caixa que produz eletricidade a partir da água

Spektronic

Essa caixinha da Spektronic, com design um tanto quanto antiquado, pode parecer sem graça, mas tem grandes poderes: o aparelho é capaz de produzir eletricidade a partir da água. A companhia, que também produz células de combustível baseadas em hidrogênio há alguns anos, deseja ampliar sua oferta de energia e fornecer o dispositivo “S.W.A.P”, que produz hidrogênio a partir de uma reação movida a água, gerando energia.

6. Exploração de asteroides

Deep Space

Pensando na exploração espacial, a Deep Space planeja “industrializar a fronteira” descascando asteroides para obter recursos que são escassos aqui na Terra, mas que existem em abundância nesses corpos espaço afora. Em seus planos está levar essa tecnologia à segunda lua que foi recentemente descoberta pela NASA orbitando nosso planeta.

7. Drone de carga

Natilus

A Natilus, por sua vez, apresentou um projeto de construir um “drone de carga”, que seria um tanto quanto parecido com os drones de delivery da Amazon, mas em proporções muito maiores.

8. Robô faxineiro

Germfalcon

Sabem a imensa quantidade de bactérias que acaba se acumulando no interior de aeronaves? Pois esse robô da Germfalcon foi desenvolvido para eliminar 99,99% desses microrganismos utilizando apenas luz ultravioleta.

9. Capacete de realidade aumentada

Daqri

Por fim, esse capacete da Daqri será capaz de levar a realidade aumentada para trabalhadores do setor industrial, dando um outro significado à tecnologia, que, por enquanto, está mais presente no ramo do entretenimento.

Fonte: TechInsider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.