Conheça 10 tecnologias inovadoras que podem se tornar realidade em poucos anos

Por Redação | 17 de Agosto de 2015 às 10h11
photo_camera Foto: Reprodução

Quanto mais a tecnologia avança, mais os especialistas precisam se atualizar para acompanhar o mercado e as inovações. Pensando nisso, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) publicou em sua revista oficial o estudo anual TR10, que mostra os 10 possíveis avanços tecnológicos que mais devem impactar a sociedade a partir deste ano.

A lista leva em consideração as soluções para problemas levantados pela ciência há anos, que já foram objetos de interessa na literatura e em produções cinematográficas de ficção científica e que, agora, são possíveis de serem solucionada.

1. Magic Leap

Magic Leap

Uma startup está investindo mais de meio bilhão de dólares na criação de imagens em 3D. Poderemos ver os efeitos do projeto entre um e três anos.

2. Nano-Architecture

São materiais de construção com estruturas adaptadas, fortes, mais flexíveis e extremamente leves. Devem chegar ao mercado entre três e cinco anos.

3. Car-to-Car Communication

Car-to-Car Communication

A tecnologia sem fio que oferece uma condução ainda mais segura poderá ser vista em pleno funcionamento nos próximos dois anos.

4. Project Loon

Project Loon

Com esta tecnologia, centenas de milhares de pessoas poderão, pela primeira vez, se conectar à internet graças a ajuda de balões de gás hélio. O projeto é desenvolvido pelo Google e daqui a um ou dois anos deve chegar em locais onde torres de celular ainda não chegaram.

5. Liquid Biopsy

Estas supermáquinas que são capazes de processar o sequenciamento de DNA tirado de uma amostra de sangue e identificar câncer precoce já podem ser encontradas no mercado.

6. Megascale Desalination

O local é a maior e mais barata usina de dessalinização por osmose inversa do mundo e já está em pleno funcionamento em Israel.

7. Apple Pay

Apple Pay

O serviço é um método de pagamento inteligente que usa apenas o smartphone para efetuar pagamentos. O Apple Pay já está em uso.

8. Brain Organoids

Criado para o cultivo de células cerebrais, o método já está sendo utilizado para desvendar os mistérios da demência, doença mental e outras desordens neurológicas.

9. Supercharged Photosynthesis

Consiste em ferramentas avançadas que poderão ajudar a impulsionar a produtividade das plantações, alimentando bilhões de pessoas. A previsão é que comece a atuar daqui a 10 ou 15 anos.

10. Internet of DNA

Internet of DNA

Os cientistas estão abrindo suas bases de dados de DNA e criando uma rede capaz de abrir caminhos para a análise de genes em uma nova escala. O projeto deverá começar a ser executado daqui a um ou dois anos.

Fonte: LinkedIn