Completamente sem controle, nave russa deve cair na Terra nesta sexta (08)

Por Redação | 07 de Maio de 2015 às 09h37

Parece cena de filme, mas está realmente prestes a acontecer: uma nave russa enviada para o espaço na semana passada está voltando para a Terra e deve se chocar contra o nosso planeta já nesta sexta-feira, 8 de maio.

Tudo começou no último dia 28 de abril, quando o governo da Rússia enviou a nave Progress 59 com duas toneladas de suprimentos para os tripulantes da Estação Espacial Internacional. O lançamento foi feito em sua base no Cazaquistão e foi considerado um sucesso. E foi aí que começaram os problemas.

Pouco depois de sair da atmosfera, a Progress 59 perdeu o controle e a equipe responsável não conseguia mais controlá-la para fazer com que ela chegasse ao destino em segurança — o que fez com que a missão fosse abortada. Só que, como não é possível simplesmente deixar a nave vagando sem rumo pelo espaço, ela terá que voltar para a Terra.

O ponto é que, até agora, a agência espacial russa não sabe dizer com exatidão quando e nem mesmo onde essa reentrada vai acontecer. A previsão divulgada é que ela chegue à nossa atmosfera nesta sexta-feira, mas o nível de certeza não é lá muito alto.

De acordo com a organização, um radar localizou a nave nesta quarta-feira (06) sobre o Oceano Pacífico em uma região entre o Japão e a Austrália seguindo em direção nordeste.

Contudo, como o correspondente especial da CBS News apontou, isso não significa muita coisa. Segundo William Harwood, a agência russa sabe onde a Progress está, mas não sabe para onde ela está indo. E, mais do que isso, à medida que ela se aproxima da nossa atmosfera, todo o atrito e demais forças envolvidas na reentrada em nosso planeta podem alterar sua trajetória e deixar tudo ainda mais imprevisível.

Via: CBS News, CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.