Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Completamente sem controle, nave russa deve cair na Terra nesta sexta (08)

Por| 07 de Maio de 2015 às 09h37

Link copiado!

Completamente sem controle, nave russa deve cair na Terra nesta sexta (08)
Completamente sem controle, nave russa deve cair na Terra nesta sexta (08)

Parece cena de filme, mas está realmente prestes a acontecer: uma nave russa enviada para o espaço na semana passada está voltando para a Terra e deve se chocar contra o nosso planeta já nesta sexta-feira, 8 de maio.

Tudo começou no último dia 28 de abril, quando o governo da Rússia enviou a nave Progress 59 com duas toneladas de suprimentos para os tripulantes da Estação Espacial Internacional. O lançamento foi feito em sua base no Cazaquistão e foi considerado um sucesso. E foi aí que começaram os problemas.

Pouco depois de sair da atmosfera, a Progress 59 perdeu o controle e a equipe responsável não conseguia mais controlá-la para fazer com que ela chegasse ao destino em segurança — o que fez com que a missão fosse abortada. Só que, como não é possível simplesmente deixar a nave vagando sem rumo pelo espaço, ela terá que voltar para a Terra.

O ponto é que, até agora, a agência espacial russa não sabe dizer com exatidão quando e nem mesmo onde essa reentrada vai acontecer. A previsão divulgada é que ela chegue à nossa atmosfera nesta sexta-feira, mas o nível de certeza não é lá muito alto.

Continua após a publicidade

De acordo com a organização, um radar localizou a nave nesta quarta-feira (06) sobre o Oceano Pacífico em uma região entre o Japão e a Austrália seguindo em direção nordeste.

Contudo, como o correspondente especial da CBS News apontou, isso não significa muita coisa. Segundo William Harwood, a agência russa sabe onde a Progress está, mas não sabe para onde ela está indo. E, mais do que isso, à medida que ela se aproxima da nossa atmosfera, todo o atrito e demais forças envolvidas na reentrada em nosso planeta podem alterar sua trajetória e deixar tudo ainda mais imprevisível.

Fonte: CBS News, CNET