Cientistas recomendam três locais para pouso do Mars 2020 no Planeta Vermelho

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2017 às 09h46

Quando o robô Mars 2020 pousar em Marte, em 2021, ele logo começará o processo de perfuração da superfície do planeta vermelho para, através das amostras coletadas, descobrir algumas condições básicas para a chegada da tripulação humana em 2030.

A NASA, que até então ainda não escolheu o local exato de perfuração, agora reduziu suas escolhas para três, durante uma oficina com cientistas em Monrovia, na Califórnia. O grupo consultou imagens e dados enviados pela sonda robótica Mars Reconnaissance Orbiter, antes de votar por locais facilmente acessíveis dos quais acreditam que poderiam ter apoiado a vida em Marte.

São eles: Nordeste Syrtis Major (uma parte muito antiga da superfície de Marte que costumava ter água quente circulando sob sua crosta), a cratera Jezero (lar de um antigo lago marciano) e as colinas de Columbia (antiga fonte termal, explorada pelo rover do Spirit, também da NASA).

Possíveis locais para pouso e exploração do Mars 2020

O robô Mars 2020 deve ser lançado em julho de 2020 a bordo de um foguete Atlas V 541 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). O rover realizará avaliações geológicas de seu local de aterrissagem em Marte e determinará a habitabilidade do ambiente, além de procurar por sinais da vida marciana antiga. Ele também avaliará os recursos naturais e perigos para futuros exploradores humanos.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.