Cientista estudará sequências de DNA a bordo da Estação Espacial Internacional

Por Redação | 07 de Julho de 2016 às 06h43
photo_camera NASA

Nesta quarta-feira (06), embarcaram na nave russa Soyuz a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) três cientistas que, por 120 dias, realizarão estudos no espaço. A astronauta Kate Rubin, da NASA, ficará encarregada de estudar sequências de DNA lá do alto da ISS. O cosmonauta russo Anatoly Ivanishin e o japonês Takuya Onishi completam o trio internacional de exploradores, sendo enviados pela agência espacial Roscosmos e pela Jaxa, respectivamente.

A Soyuz saiu da Terra a partir do Cazaquistão por volta das 22h30 no horário de Brasília, e o lançamento foi transmitido ao vivo pela NASA TV. Kate Rubin, que é bióloga, recebeu como missão realizar o sequenciamento de amostras de DNA a bordo da Estação. Em uma conversa com o Wired, a astronauta contou que, além desse trabalho, servirá também como uma cobaia para que a NASA avalie o processo de adaptação do corpo humano estando no Espaço. Essa análise ajudará a agência a se planejar com relação ao envio do homem à Marte, previsto para acontecer em 2030. A alguns minutos do embarque de Rubin, a agência conversou com a astronauta e publicou o vídeo no Twitter da ISS:

Para sequenciar o DNA das amostras, a astronauta utilizará o sequenciador MinION, que tem dimensões compactas e funciona via USB. O dispositivo foi criado pela companhia britânica Oxford Nanopore e custa apenas US$ 1.000 - investimento bastante inferior ao dos sequenciadores tradicionais, que podem custar até US$ 1 milhão. A cientista explicou que utilizará esse aparelho para conferir como a tecnologia se comportará na microgravidade.

Também serão coletadas amostras microbianas da própria ISS. “É um sistema fechado. Nossa água é reciclada, nosso ar é reciclado. É um ambiente muito interessante que está no espaço há 10 anos contínuos, e nós colocamos micróbios ali. Será muito interessante ver como eles evoluíram”, revelou a astronauta e bióloga.

Fontes: NASA, Wired

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.