Boeing acirra concorrência com SpaceX: "chegaremos primeiro a Marte"

Por Redação | 05 de Outubro de 2016 às 09h00

Ouvimos falar bastante de Elon Musk e dos projetos de sua companhia de exploração espacial, a SpaceX, que praticamente toda semana divulga uma novidade sobre a corrida para chegar a Marte. E isso muitas vezes nos faz esquecer que há outras empresas nesse páreo, como fez questão de lembrar nesta quarta-feira (05) o CEO da Boeing, Dennis Muilenburg.

Em uma conferência sobre inovação, que acontece desde ontem em Chicago (EUA), Muilenburg cutucou Musk e a SpaceX com vara curta. "Estou convencido de que a primeira pessoa a pisar em Marte chegará ao planeta a bordo de um foguete da Boeing", disse o executivo.

A declaração do presidente-executivo de uma das mais renomadas companhias aeroespaciais da atualidade vem apenas uma semana depois de Musk revelar os planos da SpaceX para colozinar Marte. Em sua fala, o bilionário sul-africano disse trabalhar para enviar o primeiro humano ao Planeta Vermelho em 2024, com expectativa de chegada em 2025.

Apesar da declaração, o chefão da Boeing não detalhou os planos da empresa para superar a concorrência. O que fica no ar, entretanto, é que a multinacional norte-americana parece estar contando com as falhas da SpaceX e o excesso de confiança de Musk. Em uma declaração recente, ele admitiu que às vezes é muito otimista em relação aos prazos que estabelece e que não é "a melhor pessoa para esse tipo de coisa".

Independentemente disso, o que se sabe é que a Boeing está desenvolvendo um novo foguete em parceria com a NASA. Batizado de Space Launch System, o foguete tem previsão de decolar rumo a Marte em meados de 2030.

E aí, quem será que chega primeiro ao nosso vizinho espacial?

Via The Atlantic (Twitter)