Blue Origin lança e pousa o mesmo foguete pela quarta vez consecutiva

Por Sérgio Oliveira | 19 de Junho de 2016 às 13h20

A Blue Origin, empresa astronáutica criada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, parece estar tendo bem menos problemas com seus foguetes reutilizáveis que sua principal concorrente, a SpaceX, do magnata Elon Musk. E essa afirmação não é à toa: neste domingo (19), a companhia testou o foguete New Shepard e conseguiu pousá-lo pela quarta vez seguida.

O feito é ainda mais surpreendente se levarmos em consideração que os engenheiros fizeram com que, de propósito, um dos paraquedas do foguete não abrisse durante o pouso para ver como ele se sairia. Ao todo, o New Shepard conta com três para-quedas que o auxiliam a "frear" durante sua descida. Teoricamente, no entanto, ele só precisa de dois desses aparatos para pousar perfeitamente - e os engenheiros quiseram testar a teoria na prática.

Após alcançar uma altitude de aproximadamente 100 km, o foguete iniciou seu retorno à Terra e, para surpresa de todos, conseguiu lidar bem com a ausência de um dos paraquedas. Com o auxílio de retropropulsores, a aterrissagem ocorreu conforme as expectativas e a Blue Origin a descreveu como "perfeita".

Esta também foi a primeira vez que a companhia de Jeff Bezos transmitiu todo o processo, da decolagem ao pouso, ao vivo pela internet. Anteriormente, a imprensa e o público só ficava sabendo dos feitos da empresa por intermédio de vídeos editados e comunicados à imprensa.

Daqui em diante, a expectativa é que a companhia realize mais testes e refine suas técnicas, de maneira que, em alguns anos, consiga alcançar seu objetivo de levar passageiros ao espaço e trazê-los de volta à Terra intactos, num mesmo foguete. E, a julgar pelo teste bem-sucedido de hoje, é de se esperar que a concorrência com a SpaceX se acirre ainda mais, visto que a última tentativa da empresa de pousar uma espaçonave deu errado.

Via: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.