Blue Origin fecha parceria com a Nasa para levar equipamentos para o espaço

Por Redação | 02.06.2016 às 20:09

Parece que o reinado da SpaceX, de Elon Musk, está ameaçado. A companhia privada de vôos espaciais Blue Origin, do fundador da Amazon Jeff Bezos, fechou recentemente uma parceria com a Nasa para ajudar no transporte de novas tecnologias de ponta para o espaço. Os equipamentos irão voar a bordo do foguete New Shepperd da Blue Origin, um veículo reutilizável que foi criado para viagens acima de até 99 quilômetros da superfície da Terra.

A parceria é fruto do programa Flight Opportunities da Nasa, que ajuda o órgão norte-americano a encontrar maneiras para que tecnologias espaciais (desenvolvidas pela Nasa, empresas ou universidades) sejam testadas em voo. Essa parceria envolve encontrar veículos comerciais que possam transportar essas tecnologias ao espaço para ver se eles funcionam como o esperado.

Sendo assim, a Blue Origin se une a outras cinco companhias que já fazem parte do programa, como a empresa de viagens espaciais Virgin Galactic e a World View Enterprises. Essas empresas irão competir entre si para ter oportunidades de levar cargas da Terra para o espaço sideral.

Na realidade, o foguete New Shepperd da Blue Origin foi feito para transportar viajantes para o espaço sub-orbital, onde eles podem experienciar por alguns minutos o fenômeno da gravidade zero. Depois de atingir sua altitude máxima, o foguete é programado para voltar para a Terra e pousar em solo. Até agora, a empresa foi capaz de lançar e pousar o mesmo foguete três vezes.

Quem será que se dá melhor nessa briga, a SpaceX ou a Blue Origin?

Via: The Verge