Blue Origin colide seu foguete propositalmente para testar segurança

Por Redação | 20.07.2016 às 21:50

Para testar a segurança de seu foguete reutilizável New Shepard, a companhia de voos espaciais Blue Origin colidiu intencionalmente parte da nave na aterrissagem. A ideia de Jeff Bezos, CEO da gigante, era verificar se, em caso de imprevistos no pouso, a tripulação continuaria a salvo.

Seguindo sua série de sucessos, Bezos informou por e-mail que os resultados foram positivos, o que significa que em um caso hipotético de falha, os turistas espaciais sairiam ilesos da experiência. Para quem não sabe, o objetivo da Blue Origin é começar seus testes tripulados já no próximo ano, e por isso as pesquisas estão se intensificando a cada dia.

Outro teste bem sucedido foi feito em junho, quando a companhia simulou uma possível falha em um dos três paraquedas que auxiliam o pouso da cápsula. Diante do feito, também positivo, Jeff Bezos chegou a afirmar que mesmo que houvesse problema com dois de seus paraquedas, o New Shepard teria condições de aterrissar em segurança, graças a uma estrutura de amortecimento especialmente desenvolvida.

Fonte: The Verge