Beerama: projeto de fliperama premia jogador com um copo de cerveja

Por Redação | 30 de Abril de 2015 às 08h37

O fliperama acaba de se tornar um entretenimento um pouco mais adulto com o lançamento de uma máquina que diverte o usuário não só com os jogos, mas também com um copo de cerveja bem gelada.

O Beerama é um aparelho de fliperama que serve um copo de chope ou de cerveja a cada vez que alguém termina um jogo. Atualmente, ele possui apenas o game Beerpong 2.0, mas a empresa promete oferecer mais opções ao longo deste ano.

Os estabelecimentos podem comprar ou pegar a máquina emprestada, dependendo da necessidade do cliente e da viabilidade do Beerama. Francisco Zancan, sócio da empresa, diz que já foram vendidas duas máquinas para o interior do Rio Grande do Sul, mas que ainda não podem oferecer para os bares de São Paulo, por exemplo, por ainda não terem como oferecer manutenção. Então, nesses casos, eles recomendam o empréstimo.

A Beerama oferece o equipamento com o jogo, mas a cerveja fica por conta do estabelecimento, que pode escolher qual a marca da bebida e quanto vai cobrar pela ficha. A empresa sugere o valor de R$ 8 e fica com 10% do lucro adquirido com o arcade barman.

A máquina é programada para que todas as fichas jogadas resultem no copo de cerveja e, quando é uma disputa entre dois jogadores, eles podem decidir se quem leva a bebida é o vencedor ou se vão dividir.

Com #Beerama esperar a cerveja é a melhor parte!

Posted by Beerama on Monday, April 20, 2015

Zancan comenta também que durante o desenvolvimento do projeto a ideia era fazer um jogo que premiasse apenas quem chegasse a um determinado resultado. "Mas achamos que ele poderia gerar uma frustração muito grande ou, ainda, ser classificado como jogo de azar, como as máquinas de caça-níqueis, então resolvemos que a ideia seria tornar a espera pela cerveja mais divertida", diz.

A ideia inicial do projeto surgiu há dois anos, quando Zancan viu uma máquina semelhante nos Estados Unidos que dava cerveja em uma campanha promocional. No início deste ano, ele e seus parceiros deram início ao plano. A estimativa de produção da Beerama é de quatro equipamentos por mês até o fim de 2015.

“Depois que resolvemos criar a Beerama, trabalhamos cerca de 45 dias na montagem do equipamento e no desenvolvimento do conceito da empresa”, relata o empresário.

O lançamento oficial do fliperama foi no dia 17 de março em um bar de Porto Alegre, durante a comemoração do Saint Patrick's Day. Além de Zancan, também estão no projeto Diego Pires de Moura e Waldo Luiz Costa Neto, todos profissionais da área da arquitetura.

Com o feriadão do Dia do Trabalhador chegando, seria uma boa aproveitá-lo jogando numa Beerama, não é mesmo?

Fonte: Baguete, Beerama (Facebook)

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.