Publicidade

Astronautas das missões Apollo estão morrendo por causa da radiação espacial

Por| 29 de Julho de 2016 às 19h25

Link copiado!

Astronautas das missões Apollo estão morrendo por causa da radiação espacial
Astronautas das missões Apollo estão morrendo por causa da radiação espacial

As missões do Programa Apollo, da NASA, levaram o homem à Lua entre as décadas de 1960 e 1970. A missão incluiu onze voos tripulados após a Apollo 7, até que o programa fosse encerrado em 1972 com a Apollo 17. Pioneira, a missão Apollo desvendou mistérios do nosso satélite natural e fincou uma bandeira dos Estados Unidos em seu solo, mas nem tudo são flores: especialistas da Universidade da Flórida descobriram que astronautas que estiveram no espaço durante o Programa Apollo estão morrendo de doenças cardiovasculares causadas pela exposição à radiação espacial.

O estudo, que foi publicado na Scientific Reports pelo reitor da universidade, mostra que grande parte dos astronautas que viajaram nas missões lunares estão sofrendo esses efeitos, com 43% dos falecidos morrendo em decorrência de problemas cardiovasculares. Para entender melhor os efeitos danosos à saúde que a radiação espacial pode causar, os pesquisadores expuseram ratos a níveis similares de radiação, e descobriram que os animais tiveram problemas nas artérias que eventualmente os levaram a desenvolver uma doença cardiovascular aterosclerótica.

Um total de 24 astronautas foi enviado ao espaço com as missões Apollo e sete deles participaram do estudo, sendo que um oitavo acabou falecendo depois que os pesquisadores reuniram seus dados. Desses indivíduos, mais de 40% morreram com algum problema cardiovascular. O estudo teve fundos arrecadados pelo Programa de Biologia Espacial da NASA e também pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial e Biomédica, e esses dados certamente serão estudados para avaliar riscos à saúde dos astronautas que serão levados à Marte em 2030.

Fonte: Florida State 24/7