As 20 cidades mais nerds do Brasil, segundo ranking da Amazon

Por Redação | 25.05.2015 às 16:53

Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd, não importa. Hoje é uma data especial para fãs da saga cineatográfica Star Wars e da obra O Guia do Mochileiro das Galáxias, que relembram a estreia do primeiro longa-metragem dirigido por George Lucas e o falecimento do escritor britânico Douglas Adams, responsável pelos cinco livros da série literária.

Já não é novidade que os brasileiros são apaixonados por quadrinhos, super-heróis e outros elementos desse universo. Mas quais são as dez cidades mais nerds do Brasil? De acordo com um levantamento feito pela Amazon, Rio Claro, no interior de São Paulo, é o local com o maior número de fãs de franquias de sucesso adoradas por nerds de todo o planeta. Em segundo lugar vem Caruaru, em Pernambuco, seguida por Florianópolis (Santa Catarina) e Santa Maria (Rio Grande do Sul).

Para elaborar o ranking, a varejista analisou dados sobre a compra de certos livros e HQs em cidades com mais de 100 mil habitantes desde agosto de 2014. Embora municípios como São Paulo e Rio de Janeiro figurem como os estados que mais vendem títulos desse tipo, Caruaru, Floripa e outros locais do top 10 são os que possuem maior porcentagem de leitores interessados nas obras.

Além disso, a Amazon divulgou as cidades que mais adquirem livros de acordo com seu conteúdo. Por exemplo, Novo Hamburgo (RS) lidera quando o assunto é O Guia do Mochileiro das Galáxias, enquanto Rio Claro (SP) é a que mais recebe livros da saga Star Wars. Já com relação a Guerra dos Tronos, Ribeiro Pires (SP) aparece em primeiro lugar, e quanto a histórias em quadrinhos, mangás e Graphic Novels, quem domina os envios é Bagé (RS).

Vale lembrar que nesta segunda-feira (25), a Amazon está com uma promoção que oferece 42% de desconto na compra de livros e e-books para comemorar o Dia do Orgulho Nerd.

Veja abaixo as 20 cidades mais nerds do Brasil, segundo o ranking da Amazon:

  1. Rio Claro (SP)
  2. Caruaru (PE)
  3. Florianópolis (SC)
  4. Santa Maria (RS)
  5. Niterói (RJ)
  6. Porto Alegre (RS)
  7. São Caetano do Sul (SP)
  8. Santos (SP)
  9. Guarapuava (PR)
  10. Teresópolis (RJ)
  11. Londrina (PR)
  12. Campinas (SP)
  13. Curitiba (PR)
  14. Belo Horizonte (MG)
  15. São Paulo (SP)
  16. Sorocaba (SP)
  17. São Carlos (SP)
  18. Rio de Janeiro (RJ)
  19. Campina Grande (PB)
  20. Vitória (ES)

Via Amazon