Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artista de efeitos visuais detalha quão ruim é trabalhar na Marvel

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Julho de 2022 às 15h10

Link copiado!

Erick Mclean/ Unsplash
Erick Mclean/ Unsplash
Tudo sobre Marvel

Um artista anônimo de efeitos visuais desabafou sobre as más condições de trabalho que a Marvel tem oferecido em suas produções. De acordo com ele, a empresa, que é uma das mais poderosas da indústria cinematográfica, tem criado demandas excesivas para as equipes de pós-produção. Isso porque a criação de filmes tem sido cada vez mais intensa.

O artista disse que são necessárias ao menos dez pessoas para um trabalho típico de efeitos visuais, e muitas vezes essa tarefa é realizada por apenas duas.

Continua após a publicidade

Ele ainda comentou sobre a relação tênue entre as empresas de efeitos visuais e a Marvel, alegando que há um incentivo para que ninguém desagrade o estúdio de maneira nenhuma.

E tem mais: o funcionário também falou que a Marvel pede alterações com curto prazo de entrega, como, por exemplo, um mês antes do filme estrear, e que isso gera uma situação de estresse nas equipes.

Continua após a publicidade

Choro nos bastidores

De acordo com a fonte, não é raro ver colegas de trabaho chorando ou tendo ataques de ansiedade. Isso porque, além do retrabalho, as equipes lidam com diretores que têm pouca experiência com efeitos visuais ou, no pior cenário, nem chegam a trabalhar com diretores de fotografia.

Desse modo, essas equipes têm que, elas mesmas, desenvolver os próprios planos para ação de um filme. O resultado é simples: estilo visual inconsistente em comparação com o resto das cenas do longa.

Continua após a publicidade

A reclamação dessa fonte não é a única. Há um movimento crescente de artistas de áudio visual que buscam por melhores condições e cargas de trabalho. O objetivo deles é dar mais voz aos colegas de profissão e serem capazes de contrariarem os diretores sem medo de demissão ou retaliação.

Dhruv Govil, um artista de efeitos visuais que trabalhou com a Casa das Ideias em Guardiões da Galáxia, compartilhou em seu Twitter um artigo que detalhava as acusações e complementou dizendo que trabalhar na Marvel foi o que o levou a deixar a indústria de efeitos visuais.

Gigante dos filmes

Continua após a publicidade

Poderosa e dona de bilheterias cada vez maiores, a Marvel recentemente vem recebendo críticas dos fãs devido a um declínio na qualidade dos efeitos visuais dos seus filmes.

Isso aconteceu em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis quando o público criticou o rosto estranho gerado por computador e as animações de má qualidade e também com o lançamento mais recente da marca, Thor: Amor e Trovão.

A empresa também foi criticada pelo uso excessivo de chroma key (tela verde), que tem resultado em cenários pouco desenvolvidos, onde os personagens aparecem "colados na cena".

Continua após a publicidade

Mas parece que tais reclamações não estão afetando a empresa que, até o momento, não se posicionou sobre o assunto e já anunciou uma enorme lista de filmes e projetos planejados de 2023 até o final de 2024 que farão parte da Fase 5 e 6 do MCU (sigla em ingês para Universo Marvel).