Arquivo raro de áudio mostra Tolkien narrando passagem de O Hobbit

Por Redação | 10.08.2015 às 10:17

Um arquivo raro de áudio foi compartilhado no Soundcloud pela jornalista norte-americana Maria Popova através de seu site Brain Pickings. A gravação expõe o primeiro contato do escritor J.R.R Tolkien – autor de obras admiráveis como O Hobbit e O Senhor dos Anéis – com um gravador portátil de fita cassete. Na ocasião, o gênio tinha 60 anos e narrou de forma rítmica um trecho d'O Hobbit durante uma tarde de verão.

Em agosto de 1952, depois de ter finalizado o manuscrito de O Senhor dos Anéis, Tolkien viajou para Worcestershire, um condado da Inglaterra, para visitar seu amigo George Sayer, um professor de inglês de um colégio local. Pensando em entreter o seu convidado em uma monótona tarde de verão, Sayer apresentou a Tolkien um dos primeiros gravadores portáteis da época.

Embora a tecnologia já estivesse disponível há alguns anos, ela havia acabado de chegar às lojas e, por isso, Tolkien ainda não tinha tido a oportunidade de testar o acessório. Intrigado pela forma como o dispositivo funcionava, o renomado escritor brincou dizendo que precisava "expulsar os demônios" do aparelho, depois de ter ouvido a própria voz em uma gravação que narra uma oração registrada em sua arcaica língua gótica.

A partir daí, Tolkien gostou do que viu e decidiu imortalizar uma passagem marcante de sua obra-prima, que inclui até uma inusitada imitação do personagem Gollum, com direito ao antigo sotaque que ele tanto amava. Confira o material completo abaixo.