Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (28/06/2017)

Por Patrícia Gnipper

Fim de mês é sempre aquela coisa de querer curtir, só que o bolso não está colaborando muito. Mas a falta de um dinheiro sobrando para a cervejinha no final de semana não é sinônimo de falta de diversão! A gente separou uma lista com cursos e serviços bacanas para ajudá-lo a passar o tempo. Confira:

Compreendendo a origem da vida

Acha que é preciso gastar uma grana para aprender mais sobre o surgimento da vida na Terra? Pois não precisa! O curso “Origens da vida no contexto cósmico”, desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), pode ser aproveitado na faixa pelo Coursera.

As aulas, que têm duração de uma a duas horas por semana e totalizam 4 semanas no total, têm como objetivo ajudar os estudantes a compreender melhor os processos essenciais para a origem da vida na Terra, e como isso pode acontecer em outros planetas. Os professores apresentam os mais recentes avanços científicos nessa área, e você pode participar mesmo sem ter profundos conhecimentos de biologia e astronomia.

TED Talks no celular

As palestras do TED Talks têm virado uma verdadeira febre entre quem está sempre buscando adquirir novos conhecimentos e refletir sobre assuntos relevantes da atualidade. Cada vídeo tem apenas vinte minutos de duração, fazendo com que os palestrantes abordem os temas de maneira objetiva e prática, sem enrolação e sem termos excessivamente técnicos.

Além de publicar esses conteúdos em seu canal do YouTube, o TED também oferece um aplicativo para Android e iOS para que você possa aprender mais sobre assuntos diversos com os melhores especialistas de cada mercado, mesmo quando estiver no ônibus ou metrô a caminho do trabalho, ou voltando para casa.

Tirando dúvidas com pessoas bem informadas

Ainda para quem é ávido por novos conhecimentos, o Wolfram Alpha é uma dica de ouro. Quando desejamos pesquisar mais sobre determinado assunto, o Google é a saída que está sempre à mão. Mas ao usar uma ferramenta de busca, quem faz a seleção do que pode ser de fato relevante é você, o que pode fazer com que sua pesquisa demore um pouco mais até que você descubra a informação desejada.

Com esse serviço, você faz perguntas e pesquisas sobre assuntos específicos, e quem responde é um grupo de pessoas que faz a busca para você. É mais ou menos como quando você solta a pergunta no Facebook para seus amigos responderem, quando está com preguiça de pesquisar. Mas com a garantia de que alguém que realmente manja do assunto vai responder sua questão.

Apesar de estar disponível somente em inglês, o serviço pode ser acessado via web, Android, iOS, Windows 10 Mobile e Windows Phone, e Kindle.

Interligue os serviços que você usa sem saber nada de programação

Quem entende de programação pode criar uma ferramenta para interligar os serviços que mais usa, como programar que uma publicação feita em uma rede social seja automaticamente reproduzida em seu blog, por exemplo. Mas a boa notícia é que você não precisa ser um programador para fazer isso!

Mesmo sem compreender uma linha de um código fonte, você pode contar com o If This, Then That (IFTTT) para fazer o “trabalho duro” em seu lugar. É só definir o evento de “gatilho” (por exemplo, “postagem de foto no Tumblr”), e o evento de consequência (como seu blog ser atualizado automaticamente com aquela publicação). O serviço tem mais de 400 ferramentas cadastradas, e as possibilidades de integração são inúmeras!

Além do site, você também pode usar o IFTT pelo iOS e Android.

Aprenda tudo sobre aquele vinho que viu no mercado

Quem disse que é preciso estudar sobre enologia para fazer uma boa compra de vinhos no mercado? Com o Vivino Wine Scanner essa tarefa deixa de ser um bicho de sete cabeças: basta que você abra o app e fotografe o rótulo da garrafa de vinho para descobrir tudo sobre ele.

Com mais de 6 milhões de vinhos cadastrados, dificilmente o app não encontrará informações sobre aquele rótulo em questão. Ele mostra dados como as características das uvas usadas na composição da bebida, dicas de harmonização, média de preços e também exibe notas e opiniões de outros usuários. Disponível para iOS e Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.