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Apple entra em "choque" com estúdios de TV por diferença de culturas

Por| 19 de Março de 2019 às 20h50

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Apple entra em "choque" com estúdios de TV por diferença de culturas
Apple entra em "choque" com estúdios de TV por diferença de culturas
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Quem pertence ou está sempre por dentro do mercado de tecnologia sabe que a cultura de produtos da Apple é uma das mais “chatas” do mundo: a empresa faz segredo de seus novos lançamentos até mesmo para os seus funcionários, e tem o costume de transformar vazamentos em casos de polícia, com pelo menos 12 ex-funcionários presos a mando da companhia por revelar para a imprensa informações internas. Mas, ainda que esse comportamento não seja novidade para quem já está acostumado a lidar com a marca, ele pode ser bem estranho para aqueles que não estão acostumados a esse tipo de tratamento — como, por exemplo, estúdios de TV.

De acordo com fontes dos estúdios que estão produzindo conteúdos para o ainda não revelado oficialmente serviço de streaming de vídeos da Apple, há um “choque de culturas” acontecendo entre a gigante de tecnologia e os estúdios contratados por ela para produzir conteúdos. Uma das principais reclamações é que a empresa não adianta detalhes da data de lançamento e dos planos de marketing da empresa para seu serviço de streaming nem mesmo para os chefes dos estúdios, o que tem obrigado essas empresas a “inventar” datas para definir o calendário de pós-produção e lançamento dessas produções, e apenas quando a Apple revelar a data de lançamento de forma pública que esses estúdios saberão se o cronograma deles está com o processo adiantado ou atrasado.

Outra reclamação é de como a empresa tem tratado seus conteúdos. Em setembro do ano passado, o The Wall Street Journal já havia revelado que a Maçã estava se negando a colocar qualquer tipo de conteúdo considerado “adulto” em seu serviço de streaming, o que levou alguns atores e diretores a chamar a empresa de “conservadora” e “quadrada”. Mas não é apenas de conteúdo adulto que a empresa tem receio, mas de qualquer coisa que possa ser visto como ofensiva por qualquer pequena parte do público.

Um exemplo dado por essas fontes de um dos estúdios foi durante a gravação de um longa de suspense de M. Night Shyamalan, que está sendo gravado de modo exclusivo para o streaming. De acordo com o que algumas fontes revelaram para o The Wall Street Journal, alguns executivos da empresa se mostraram preocupados pelo uso de crucifixos na produção, temerosos de que parte do público pudesse se sentir ofendido, e que isso quase acabou criando um enorme conflito do diretor com a empresa antes de a cúpula da Apple optar por manter as coisas do jeito que estavam.

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Além de Shyamalan, o novo sistema de streaming de vídeos da Apple já possui outros nomes fortes ligados a ele, como os de Oprah Winfrey, Chris Evans e J.J. Abrams. Não se sabe ainda quando ocorrerá o lançamento oficial, mas espera-se que a empresa finalmente faça a revelação em um evento que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 25 de março.

Fonte: The Verge